O BINGO, acrônico de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio exclusivamente projetado para fazer a primeira detecção de Oscilações Acústicas de Byron (BAO), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no inicio do Universo, que pode ser monitorada na faixa de rádio frequência. Com isso será possível medir a distribuição de hidrogênio neutro a distâncias cosmológicas usando uma técnica chamada Mapeamento de Intensidade. Por meio desse radiotelescópio será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura, ou seja, o BINGO captará a radiação de hidrogênio, que pode indicar a distribuição das galáxias logo após o Big Bang. 

 

Parcerias na Educação e Divulgação Científica

O Portal Píon da Sociedade Brasileira de Física tem como um dos objetivos a divulgação científica e é um dos parcerios na Educação e Divulgação Científica do BINGO Telescópio. Para saber mais sobre os parceiros do BINGO clique aqui. 

 

 

 

 

 

Mulheres e Meninas na Ciência

A equipe de Educação e Divulgação Científica vem preparando uma série de videos com pesquisadoras e educadoras em que elas falam um pouco sobre a sua percepção sobre ciência e sobre a participação de mulheres e meninas na ciência. Quer saber mais? Veja a nossa playlist no nosso canal no YouTube. 

Introdução ao pensamento científico

O Prof. Dr. Marciel Consani faz parte da equipe de Educação e Divulgação Científica do BINGO Telescope e esta organizando o curso de formação para alunos e professores da Etec Getúlio Vargas em Mogi das Cruzes. O curso contará com a presença de pesquisadores de diversas areas. A idea é fomentar a discussão sobre o processo de construção do conhecimento científico.

Para saber mais clique aqui

 

Conteúdo

O BINGO Telescópio traz um material sobre Astronomia, Cosmologia e Ciência em geral. Para saber mais acesse nosso conteúdo.

Divulgação científica: do texto escrito a produção audiovisual

O curso de Divulgação Científica: do texto a produção audiovisual da II Escola de Inverno "Carmen Lys Ribeiro Braga" da Física acontece entre os dias 15 e 19 de julho no Insttuto de Física da USP e conta com a participação de divulgadores de ciência de diversos grupos, incluindo a Equipe de Educação e Divulgação Científica do BINGO Telescope. 

Saiba mais acessando o link