Proposta do grupo de trabalho BAC2011

Uma das questões mais importantes que permeia nossa atividade docente no IF nos últimos anos é a discussão de uma reforma do bacharelado. Ministrar um curso de qualidade e atraente aos ingressantes é parte de nossa missão como professores. Diversas tentativas de reforma mais profunda e/ou atualizações curriculares pontuais foram feitas nos últimos anos no IF. Entretanto, parece-nos clara a necessidade de aprofundar a discussão de uma reforma mais substantiva, que envolva o corpo docente do Instituto na tentativa de buscar a convergência de idéias.

A partir dessa constatação, e em sintonia com a Direção do IF, surgiu a sugestão de constituição de um grupo de trabalho, que pudesse tanto propor ao IF uma discussão a respeito dos diferentes aspectos envolvidos na confecção de uma proposta de bacharelado para 2011 como, também, procurar apontar aspectos de convergência de opiniões. O grupo teria como objetivo elaborar uma proposta de bacharelado para ser apreciada pelas instâncias decisórias regimentais. Parece-nos claro que uma proposta, para se tornar viável, deva ser discutida amplamente no Instituto, de forma que todas as eventuais arestas existentes possam ser tratadas e aparadas no processo de construção da proposta. Nesse sentido, a participação do corpo docente e discente do IF deve ser ampla e a transparência do processo total. Foi criada na intranet do IF esta página onde o grupo de trabalho proporá temas de discussão e publicará suas conclusões parciais. Os membros do IF poderão (e esperamos que o façam !) colocar lá suas dúvidas, posições já amadurecidas ou em fase de aprofundamento. Dessa forma, estaremos alimentando o grupo de trabalho como também a comunidade estará sendo alimentada por ele. Enfatizamos mais uma vez que a vocação desse grupo de trabalho não é desmerecer quaisquer instâncias do IF mas sim catalisar um movimento que tenha como finalidade única a construção de uma proposta de bacharelado para 2011, que nos auxilie ainda mais a cumprir nossa missão como docentes da Universidade de São Paulo.

A proposta do grupo de trabalho BAC2011 pode ser encontrada aqui

O grupo está constituído pelos Professores Drs. ALEXANDRE ALARCON DO PASSO SUAIDE, ANTONIO FERNANDO RIBEIRO DE TOLEDO PIZA, ANTONIO MARTINS FIGUEIREDO NETO, HENRIQUE FLEMING, PAULO ALBERTO NUSSENZVEIG e PAULO REGINALDO PASCHOLATI.