Curso - Astronomia para Docência e Astrofísica – 130 horas

 
inscrições - https://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/webform/cursos-de-extensao 
Justificativa da carga horária:

A carga horária do curso – Astronomia para Docência – será de 130 horas, separadas em atividades presenciais, à distância, e supervisionadas, subdivididas em 15 tópicos específicos (por semana).
        O curso será dividido em 4 meses de atividades, exigindo-se cerca de 1 hora diária do cursista para realização das atividades mais 1 hora de estudos. Esse valor de carga horária semanal foi determinado em consonância aos resultados obtidos pela SEE-SP após estatísticas de desempenho dos professores dos ensinos fundamental e médio nos cursos de capacitação à distância conveniados à própria Secretaria. Ao longo desses quatro meses, o curso será modulado como no esquema abaixo. Cada tópico, de 1 a 15, corresponderá ao conteúdo de uma semana de atividades.

Descrição segundo a Tecnologia:*
O curso está estruturado em:
        1) aulas discursivas (em lâminas)
        2) tele aulas, elaboradas de acordo com as necessidades pedagógicas do tema.
        3) animações, elaboradas em sua maioria fora do projeto atual, mas que são de uso público.
        4) fórum de discussão e chat, onde os cursistas terão contato online com os tutores/professores
Atividades presenciais planejadas:
1)        Técnicas básicas de observação do céu, uso do planisfério e coordenadas.
2)        Construção do telúrio e seu uso em sala de aula no aprendizado dos fenômenos envolvendo o sistema Sol-Terra-Lua, como eclipses, fases da Lua e estações do ano.
3)        Experimentos sobre o comportamento da luz.
 4)        Experimentos sobre a estrutura de estrelas e galáxias.
5)        2 atividades de avaliação.
São atividades à distância supervisionadas:
1)        confecção de maquetes e outras atividades práticas.
2)        atividades de relatos de aula.
3)        avaliação online

Objetivo:
Contribuir para melhorar o ensino da Astronomia, pertencente ao currículo de ciências nos ensinos fundamental e médio, por meio da capacitação de professores, em âmbito nacional, utilizando modernas tecnologias de informação e comunicação, e material produzido inteiramente por profissionais na área científica e de educação com esse objetivo.
Programa completo
Cada tópico, de 1 a 15, corresponderá ao conteúdo de uma semana de atividades.
Tópico 1 – Objetivos do curso e familiarização com o Ambiente Virtual de Aprendizagem
•        Objetivos da Escola Básica
•        Conteúdos de astronomia e sua conexão com esses objetivos

Tópico 2 - O céu que enxergamos
•        Estrelas fixas e “errantes”
•        Constelações (oficiais e indígenas brasileiras)
•        Movimento diurno do céu (note que o movimento aparente anual da esfera celeste será assunto do tópico seguinte)

Tópico 3 – O referencial “para baixo” e o formato da Terra
•        Introdução a Referenciais
•        Força gravitacional
•        Conteúdo pedagógico: obstáculos conceituais ao ensino de astronomia

Tópico 4 – Conceitos de astronomia de posição e causa da sucessão dia-noite
•        Movimento de rotação da Terra
•        Localização dos astros na esfera celeste

Tópico 5 – Movimento Diurno do Sol e duração do dia no inverno e no verão

Tópico 6 – Equivalência de referenciais

Tópico 7 – Estações do ano e o movimento de translação da Terra

Tópico 8 – Fenomenologia relacionada à Lua

Tópico 9 – Fases da Lua – causalidade e representação
•        Face oculta
•        Marés

Tópico 10 – Eclipses

Tópico 11 – História dos modelos cosmológicos antigos
•        Movimento aparente e real dos planetas
•        Modelo geocêntrico
•        Modelo heliocêntrico
•        Fatores que influenciaram a mudança do paradigma geocêntrico para o heliocêntrico, na Europa

Tópico 12 – Geofísica – a Terra como um planeta
•        Estrutura da Terra (núcleo, crosta e atmosfera)
•        Composição química
•        Campo magnético

Tópico 13 - Sistema Solar
•        A origem do sistema solar
•        Planetas e seus satélites (planetologia comparada)
•        Corpos menores

Tópico 14 – representações dos movimentos em três e duas dimensões
•        Relação entre as representações feitas com o telúrio, stellarium e esquemas em papel, das estações do ano, fases da Lua, sucessão dia-noite, eclipses e face oculta da Lua.

Tópico 15 – Ensino dos fenômenos e movimentos T-L-S

Local de realização do curso (endereço completo)        IF / USP

Data de início         27/04/2015        -
        Término        08/08/2015        Prazo máximo de término    15/08/2015

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