Os detectores gasosos micro-estruturados constituem uma nova geração de detectores de radiação com ampla utilização em experimentos de física de partículas e nuclear de altas energias. Como ficam muito expostos à radiação, esses detetores tendem a se degradar com o tempo, diminuindo o seu desempenho. No HEPIC, o professor Tiago Fiorini é um dos pesquisadores que está conduzindo uma nova abordagem para compreender os motivos da degradação.
Leia mais
Você já ouviu falar no projeto HGTD? Ele é um novo detetor do experimento ATLAS que será capaz de medir um instante de tempo com uma precisão um bilhão de vezes mais rápida do que o piscar dos olhos.
Leia mais
O experimento ALICE do LHC está desenvolvendo um novo detector para ser instalado em 2029 com ativa participação brasileira. Trata-se de um Calorímetro Eletromagnético localizado próximo do feixe, chamado Forward Calorimeter ou FoCal. Com uma ambição grande, o Focal foi criado para medir o que nenhum detector ou experimento conseguiu. No caso, o objetivo dele é medir a fração de momento que o glúon carrega dos protnso e neutrons envolvidos na colisão.
Leia mais
A Física de Partículas é um tema intrigante na Física. E para os pesquisadores brasileiros, essa faceta ganhou um novo capítulo com a titulação do Brasil como estado membro do CERN. Esse movimento é fundamental para ampliar os avanços dos estudos no país e estreitar os laços de cooperação entre os alunos que realizam intercâmbio em outras partes do Mundo.
Leia mais
No último dia (14), o evento realizado pelo IFUSP "Física para Todos"ganhou mais um capítulo dos seus ciclos de palestras. Na oportunidade, a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Marisilvia Donadelli, palestrou sobre o tema “Explorando o bóson de Higgs: uma visão extraordinária do nosso Universo”.
Leia mais