Águas: da Era do Gelo aos Nanotubos de Carbono | Convite à Física

Data do Evento:
23/06/2021 - 18:00

Águas: da Era do Gelo aos Nanotubos de Carbono | Convite à Física

Palestrante: Profa. Márcia C. Barbosa (UFRGS)

Data e Local: 23/06, 4ª feira, 18h. Via ZOOM e YouTube. Reunião 960-5163-0807.

Resumo

A água é um líquido fascinante. Um material que ocupa 2/3 da superfície do nosso planeta e 70% do nosso corpo é seguramente muito importante. Apesar de abundante, a água não é um líquido comum. Ela apresenta comportamentos termodinâmicos, dinâmicos e estruturais que a diferem de outros materiais. São as anomalias da água. Mas que propriedades são estas? Qual a origem física e química destas propriedades? Nesta palestra iremos apresentar algumas destas anomalias e como elas podem ser compreendidas a partir da estrutura da água. Em particular, iremos mostrar que estas anomalias ficam ainda mais intrigantes na nanoescala.

Sobre o evento

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes da USP.

Data de Término:
23/06/2021 - 20:00