Beam me up! Teletransporte, Mecânica Quântica e Incertezas | Convite à Física

Data do Evento:
05/05/2021 - 18:00

Beam me up! Teletransporte, Mecânica Quântica e Incertezas | Convite à Física

Palestrante: Prof. Marcelo Martinelli (IFUSP)

Data e Local: 05/05, 4ª feira, 18h. Via ZOOM e YouTube. Reunião 918-3131-1052.

Resumo

Enquanto a mecânica quântica impõe limites ao conhecimento que podemos extrair de um sistema, ela não nos impede de criar este mesmo sistema com absoluta precisão.

É este sutil jogo de informação e incerteza que permite usar propriedades quânticas da luz para transferir informação entre lugares remotos. As implicações disto vão da criptografia quântica, atualmente embarcada em satélites, ao teletransporte, termo jocosamente emprestado da ficção. Vamos falar sobre como implementamos estes protocolos usando lasers e medidores. Vocês verão que esses jogos de laboratório "não mudam as leis da física", mas abrem diversas possibilidades interessantes para a forma como lidamos com a informação.

Afinal, "os fenômenos quânticos não ocorrem no espaço de Hilbert, eles ocorrem no laboratório" (A. Peres).

Sobre o evento

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, abertos ao público geral e especialmente dedicados a todos os estudantes ingressantes da USP.

Data de Término:
05/05/2021 - 20:00