Encontro - Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger

Data do Evento:
15/12/2017 - 15:00 até 17:00

Encontro - Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger: história e perspectivas

Data: 15/12/2017

Locais: Auditório Abrahão de Moraes e Lab. Demonstrações EWH

O Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger teve sua origem na denominada “Prateleira de Demonstrações” idealizada e criada no IF, na década de 70, pelo Professor Hamburger. Tal iniciativa, que contou com a participação de alguns outros professores e também de estudantes, muito contribuiu para incentivar a apresentação, em sala de aula, de demonstrações de experimentos que propiciavam uma melhor compreensão de fenômenos físicos. A Prateleira também teve grande importância para a iniciação de estudantes em atividades experimentais. O Laboratório tem hoje um acervo de mais de 400 experimentos e um espaço de exposição permanente, bastante visitado por públicos interno e externo ao IFUSP. Nesse espaço, ou movendo diversas demonstrações para outros locais, o Laboratório tem participado de eventos e cursos de extensão. Suas atividades têm a inegável marca do Professor Hamburger, especialmente no que se refere ao incentivo a estudantes à observação e à experimentação, assim como na divulgação e promoção da ciência junto ao público externo à academia. Atualmente, o Laboratório está passando por um processo de revitalização que inclui a reorganização e ampliação de seu espaço físico e do seu acervo de experimentos, a elaboração de uma página própria no sítio do IFUSP, o complemento na formação de estudantes com bolsas PUB, entre outras atividades de expansão e extensão. O Encontro objetiva mostrar uma breve história deste Laboratório e suas perspectivas, assim como prestar uma justa homenagem ao professor Hamburger, incansável defensor de um ensino de qualidade no país e, em particular, no IFUSP.

Programação 15h – História e Perspectivas (Aud. Abrahão de Moraes).

16h – Visita ao Laboratório de Demonstrações (Sala 108 – Edifício Central).

16h30 – Confraternização

Data de Término: