As explicações científicas como formalizações da experiência cotidiana: sobre biologia do conhecimento e significação da aprendizagem

Data do Evento:
17/05/2022 - 16:00
Prof. Jorge Alarcón Leiva - Instituto de Investigación y Desarrollo Educacional, Universidad de Talca (Chile)
17/05, 3ª feira, 16h. [Transmissão cancelada] Entre em contato com a coordenação para link da sala virtual Zoom.
Seminários do Programa Interunidades de Ensino de Ciências

Um dos aspectos mais problemáticos dos processos de escolarização das crianças diz respeito à dificuldade para conciliar as compreensões derivadas do senso comum e os resultados altamente complexos da prática científica. Maturana oferece, em nossa visão, uma maneira de abordar tal dificuldade na medida em que fornece uma descrição da continuidade existente entre as explicações do senso comum e as explicações científicas e, consequentemente, fornece também uma chave para compreender a articulação que deve lograr o sistema escolar em termos de fazer coerentes as crenças do senso comum, surgidas da experiência cotidiana, e as crenças científicas, as que emergem da cada vez mais complexa prática científico-tecnológica. Moderação da Profª María Elena Infante Malachias.

Data de Término:
17/05/2022 - 16:00