O Instituto de Biociências da USP dentro do PIEC: uma história recente

Data do Evento:
28/03/2023 - 16:00
  • O Instituto de Biociências da USP dentro do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências: uma história recente.
    Seminários Gerais de Ensino de Ciências com a Dra. Sônia G. B. C. Lopes
    28/03, 3ª feira, 16h. Auditório Adma Jafet, com transmissão ao vivo.

Embora o Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências esteja comemorando seus 50 anos de existência, a participação do Instituto de Biociências da USP é muito recente. Somente a partir de 2005, professores do IB-USP interessados em realizar pesquisas em ensino começaram a participar e a orientar em diversas linhas de pesquisa dentro do programa. A interação de colegas do Programa Interunidades com os pesquisadores do IB-USP ingressantes no Programa, foi fundamental para a troca de experiências e para o enorme aprendizado de todos, propiciando que os docentes da Biologia pudessem se sentir bem-recebidos e apoiados.
A entrada do IB-USP validou a existência da linha de pesquisa em ensino de ciências, ampliando-a e permitindo que os colegas que foram contratados para a área de ensino nos diferentes Departamentos do referido Instituto, pudessem atuar em pesquisas voltadas para a educação em toda a sua diversidade de áreas. Antes, a atuação dos docentes do IB-USP interessados em pesquisa em ensino era restrita a alguns poucos exemplos, o que não é mais a realidade de hoje. Assim, a entrada do IB-USP no programa propiciou incrementar essa importante área de pesquisa mais voltada agora, para a Biologia e para a interação dela com outras áreas. Os sete docentes do IB-USP que atuam hoje no Programa Interunidades, vêm colocando luz na importância da pesquisa em ensino de ciências, em pé de igualdade com outras áreas clássicas dos Departamentos do IB-USP, e abrindo oportunidades para os estudantes que se interessam pela pesquisa em ensino de ciências.

Data de Término:
28/03/2023 - 17:30