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Paulo Freire como referencial para as pesquisas sobre formação de professores na área brasileira de Educação em Ciências: breves considerações fundamentadas em uma análise de citações

Data do Evento: 
27/04/2021 - 16:00

Paulo Freire como referencial para as pesquisas sobre formação de professores na área brasileira de Educação em Ciências: breves considerações fundamentadas em uma análise de citações

Palestrante: Prof. Alaércio Moura (UESB)

Data e Local: 27/04, 3ª feira, 16h. Via YouTube.


Resumo

Paulo Freire é o autor preponderante nas listas de referências em artigos sobre formação de professores da área brasileira de Educação em Ciências. Contudo, ainda existem lacunas de conhecimento se levarmos em consideração a dimensão analítico-contextual acerca desse indicador quantitativo de predominância. Algumas das questões que poderíamos fazer, por exemplo, são essas: (i) qual seria o perfil das citações? (ii) em que tipos de citações Freire aparece? (iii) qual o nível de apropriação da teoria freiriana nas abordagens em que ele é mencionado? (iv) quais temas mais frequentes nessas citações? Para responder parte dessas questões, realizamos uma pesquisa do tipo análise de citações (pesquisa bibliométrica) em artigos publicados por periódicos da área brasileira de Educação em Ciências. Os indicadores de nossa pesquisa corroboram a tendência diacrônica crescente de utilização do referencial freireano. As obras de Paulo Freire não perderam sua validade com o tempo, por isso são consideradas clássicas na grande área da educação. Constatamos nas citações a permanência de um núcleo de ideias estritamente relacionadas às perspectivas freireanas. Nas frequências das palavras e em suas conexões, nitidamente pudemos verificar que não apenas foram mantidas, mas ressaltadas nas citações, as exigências de Freire sobre educação e formação de professores dentro da perspectiva de racionalidade crítica. Se na conjuntura política neoliberal as ideias freireanas são contestadas, o contrário ocorre em ‘nossa área’, notadamente na linha de pesquisa sobre formação de professores, pois os subsídios teórico-metodológicos de Paulo Freire subsistem quantitativa e qualitativamente em citações de naturezas orgânicas, conceituais, evolutivas e confirmatórias.

Sobre o evento

Seminário de Ensino promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.

 

 

Data de Término: 
27/04/2021 - 18:00

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