Seminário da FAP com a Dra. Adriana Lima (GFSC-NASA)

Data do Evento:
25/11/2016 - 10:00 até 12:00
Seminário da FAP

"Propriedades Ópticas de Aerossóis: de Cinzas de Vulcão a Poeira do Deserto"

Dra. Adriana R. Lima, Atmospheric Chemistry and Dynamics Laboratory, GFSC-NASA

Dia: 25 de novembro (sexta feira), 10h.

Local: Edifício Basílio Jafet, sala 105

Resumo da palestra:

A atmosfera da Terra contém uma grande variedade de partículas em suspensão chamadas aerossóis. Em média, em torno de 200 toneladas de partículas com origem natural ou antropogênica são injetadas  a cada segundo em nossa atmosfera. A interação da luz solar com essas partículas afeta o balanço de energia e a dinâmica da atmosfera. Para ajudar a entender como essas partículas interagem com a radiação solar e seus diferentes processos na atmosfera, medições in situ e no laboratório das propriedades ópticas de aerossóis são necessárias.  Nesse seminário, eu irei apresentar alguns dos estudos realizados pelo Laboratory of Aerosol, Clouds and Optics da University of Maryland, Baltimore County  (UMBC). Particularmente, o índice de refração é uma importante propriedade óptica do material necessária para descrever a quantidade de luz absorvida e espalhada pelas partículas.  Irei apresentar resultados recentes de medições de índice de refração de alguns materiais, em especial cinzas de vulcões e poeira de deserto. Entender os efeitos dos aerossóis na atmosfera em uma escala global requer um amplo conhecimento dos fenômenos de emissão, transporte, e remoção dessas partículas. Para isso complexos modelos numéricos vêm sendo desenvolvidos para auxiliar a compreensão do papel dos aerossóis em diferentes processos atmosféricos. Nesse seminário irei apresentar alguns exemplos de simulações globais da distribuição dos aerossóis  com o modelo GEOS-5 (Goddard Earth Observing System Model).

Sobre a palestrante:

A Dra. Adriana Rocha Lima obteve o título de bacharel e mestre em Física pelo IFUSP em 2005 e 2008 respectivamente. Em 2015, Adriana obteve o doutoramento em Física Atmosférica pela University of Maryland, Baltimore County (UMBC) nos Estados Unidos. Atualmente é pós-doutora na UMBC e no Laboratório de Química e Dinâmica da Atmosfera da NASA, onde realiza experimentos para caracterizar as propriedades ópticas de diferentes partículas de aerossóis, incluindo cinzas de vulcão e poeira do deserto do Saara. Presentemente, realiza simulações globais da distribuição dos aerossóis na atmosfera usando o modelo GEOS-5 (Goddard Earth Observing System Model).

Data de Término:
25/11/2016 - 10:00