Seminário de Ensino
"A Questão do Desenvolvimento Humano na Educação em Ciências"
Prof. Dr. Juliano Camillo, UFSC
25 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h.
Resumo da palestra:
Nos últimos anos, a presença das disciplinas científicas nos currículos escolares tem sido justificada em termos da participação democrática dos indivíduos numa sociedade cada vez mais permeada por questões nas quais a ciência e tecnologia desempenham um papel fundamental.
No entanto, buscarei discutir que as relações entre os processos individuais de ensino-aprendizagem e os processos de participação na coletividade são tratadas tradicionalmente de maneira dualista e reducionista, consequência das perspectivas cognitivistas-individualistas que naturalizam os processos humanos e esperam derivar um modelo de aplicação do conhecimento e de atuação política.
Recorro, na tentativa de superar este dualismo, à perspectiva histórica (dentro daquilo que poderíamos chamar de Projeto Vigotskiano), buscando expressar, no nível ontológico-epistemológico, a unidade entre desenvolvimento humano, produção/consumo do conhecimento e manutenção do status quo/transformação da realidade.
Assim, dentro desta perspectiva teórica, a questão acerca da relevância do ensino de ciências e do papel de um conjunto específico de conhecimentos (o conhecimento científico) no desenvolvimento humano pode ser concretamente posta.
Mais informações:
Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências
Universidade de São Paulo