Seminário de Ensino - Profa. Anielli Lemes (UFVJM)

Data do Evento:
23/08/2016 - 16:00 até 18:00

SEMINÁRIO DE ENSINO

“Ensino de ciências e a Educação do Campo: o caso da UFVJM”

Profa. Dra. Anielli Lemes, UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Dia: 23 de agosto, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h.

Resumo da palestra:

Atualmente existem 58 cursos de Licenciatura em Educação do Campo, distribuídos em todo país. Essa licenciatura foi criada a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo em 2002 (Resolução CNE/CEB nº 1, de 03/04/2002), sendo este documento o marco da institucionalização do direito a educação do campo no Brasil. Essa linha de educação contextualizada, em oposição a educação rural, leva em conta interesses sociais das comunidades camponesas (agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros). No contexto do ensino de ciências da natureza, a educação do campo tem como um dos seus objetivos, aproximar conhecimentos populares e científicos, a fim de reconhecer o conhecimento que é produzido no campo na tentativa de superação da concepção no qual o campo só produz commodities. Além disso, o ensino de ciências objetiva também instrumentalizar a população campesina para tomadas de decisão, desde as escolhas de manejo no seu terreno, até sobre áreas ambientais na sua comunidade.

Data de Término:
23/08/2016 - 16:00