Seminário do INCT/NAP/GFCx - Prof. Hugo Luz

Hugo Natal da Luz
High Energy Physics and Instrumentation Center
Universidade de São Paulo

“Título da palestra: Desenvolvimento e Aplicações de Detectores Gasosos Baseados em Microestruturas”

Resumo:

Os detectores gasosos baseados em microestruturas (MicroPattern Gaseous Detectors  - MPGD) são um dos focos do nosso grupo, na sua vertente dedicada à instrumentação.Estes detectores baseiam-se em técnicas modernas de microelectrónica que permitem a construção de eléctrodos em padrões muito densos, com espaçamentos de dezenas de μm, onde se geram campos eléctricos intensos e localizados. Com estes elétrodos imersos em certas misturas gasosas é possível multiplicar electrões primários criados pela passagem de radiação ionizante no volume gasoso. Neste seminário vou descrever como uma destas estruturas funciona (o Gas Electron Multiplier —GEM) e como será usado no experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment), instalado no CERN. Será contextualizada a participação do nosso grupo no esforço de P&D para actualização desse experimento. Será também descrita a produção de um outro tipo de estrutura, o Thick-GEM, recorrendo a empresas de electrónica em São Paulo. Os primeiros protótipos já foram testados e estão em estudo aplicações à detecção de nêutrons e imagem de raios X.