Seminário do INCT/NAP/GFCx - Prof. Oscar Londoño (UNICAMP)

Data do Evento:
26/08/2016 - 14:00 até 15:00

6ª. FEIRA – 26/08/2016

Seminário do INCT/NAP/GFCx
Ed. Basílio Jafet, térreo, sala 105, às 14:00h.

"Nanopartículas Magnéticas Suportadas em Matrizes de PVA. Estudos através de SAXS e MAGNETIZAÇÃO (tempo aproximado 35 min)"

Oscar Moscoso Londoño
Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Materiais granulados magnéticos com diferentes concentrações de nanopartículas de magnetita imersas numa matriz de polímero não condutor foram sintetizados e, suas propriedades magnéticas macroscópicas foram analisadas para uma melhor compreensão das interações dipolares e os seus efeitos sobre os parâmetros magnéticos obtidos. Em primeiro lugar foi realizado um estudo preciso das propriedades estruturais por meio de difração de raios X, microscopia electrônica de transmissão, espalhamento de raios X a baixo angulo e absorção de raios X. Em seguida, as propriedades magnéticas foram analisadas por meio de diferentes abordagens. Os resultados indicam claramente o papel das interações dipolares sobre o comportamento magnético macroscópico, apontando para as limitações dos modelos teóricos existentes para concentrações abaixo de 3%. No entanto, uma re-interpretação dos resultados magnéticos sugere que um comportamento coletivo complexo, relacionados com a formação de aglomerados!
 , aparentemente domina a dinâmica de magnetização em amostras mais concentradas.

Data de Término:
26/08/2016 - 14:00