2º Ciclo de Minicursos de Cristalografia -UFJF (10 a 21.07)

O 2º Ciclo de Minicursos de Cristalografia será realizado de 10 a 21 de julho de 2017 na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Segundo os organizadores, o evento visa divulgar a ciência multidisciplinar da cristalografia para as comunidades científica e industrial brasileira e formar usuários para o uso de ferramentas avançadas em análise de materiais cerâmicos, fármacos e minerais, entre outros.

Serão dois minicursos: “Método de Rietveld” e “Determinação de Estruturas com dados DRX por pó”. O primeiro abrangerá desde refinamentos simples de uma fase até análise quantitativa de fases por meio de refinamentos paramétricos.

Entre os casos com uma fase está o de uma ferrita em que será determinada a distribuição dos cátions nos sítios tetraédricos e octaédricos. Também será visto um caso de uma estrutura contendo um átomo pesado (chumbo) e átomos leves, em que a difração de raios X e a de nêutrons serão usadas no refinamento da estrutura cristalina para se obter, com precisão, a posição de todos os elementos químicos na cela unitária.

No minicurso de determinação de estruturas cristalinas com dados de difração de raios X por policristais serão abordados vários casos onde o usuário poderá experimentar as potencialidades do programa Topas na solução de estruturas cristalinas de compostos orgânicos ou organometálicos.

Serão abordados a preparação das amostras para as medidas de difração de raios X, preparação do corpo rígido da molécula (matriz Z), procedimentos para início dos cálculos e o refinamento, por meio do método de Rietveld, da estrutura determinada.

As inscrições podem ser feitas até 3 de julho, mas as vagas são limitadas.

Mais informações: labcacc.net.br/CMC-2.

Fonte da notícia: Agência FAPESP