Carlos Mera Acosta foi o entrevistado da Rádio USP

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL E PELA RÁDIO USP

Computadores podem ser mais velozes com transistores que usam isolantes topológicos

Pesquisa utiliza transistores com materiais isolantes que permitem acelerar computadores e reduzir perdas de energia

Em entrevista aos Novos Cientistas, o físico Carlos Mera Acosta falou sobre as pesquisas que realizou no Instituto de Física (IF) da USP com transistores feitos com materiais que canalizam o fluxo da corrente e impedem sua dispersão, o que possibilita controlar a direção das partículas de energia por meio da geração de campos elétricos. “Os transistores são dispositivos essenciais para a informática, pois toda a informação processada pelos computadores passa por eles, na forma de corrente elétrica”, descreveu o físico.

Segundo Mera, nos transistores convencionais há muita perda de energia. O estudo realizado pelo físico, no Instituto de Física (IF) da USP e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), propõe um novo tipo de dispositivo. Ele realizou a pesquisa em cooperação com o professor e pesquisador Adalberto Fazzio.

A matéria completa e o áudio da entrevista podem ser acessados no link abaixo:

31/05/2019