Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Coluna do Prof. Paulo Nussenzveig na Rádio USP

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E JORNAL DA USP

Ciência deve ser feita com responsabilidade, sem “inflar” resultados

Marketing enganoso arranha credibilidade e aumenta confusão ao definir se notícias são falsas ou verdadeiras

 
A apresentação de resultados científicos com exageros sobre sua importância e suas implicações, visando a obter exposição midiática, é comentada pelo físico Paulo Nussenzveig na coluna Ciência e Cientistas. “Vivemos numa era “hiperconectada”, em que boa parte da população obtém suas informações através de redes sociais, onde a proliferação de notícias falsas tem alcance inédito. Cientistas estão diante de desafios contraditórios”, aponta. “Por um lado, devemos aumentar a divulgação dos nossos trabalhos, estabelecendo maior contato com a sociedade que, afinal, financia boa parte das nossas pesquisas. Por outro, é preciso fazê-lo com responsabilidade, sem ‘inflar’ resultados, sem fazer marketing enganoso, que arranha nossa credibilidade e aumenta a confusão na hora de definir se notícias são falsas ou verdadeiras.”
 
A matéria completa e o áudio da entrevista estão disponíveis no link abaixo:
 
Término: 
12/07/2019

Desenvolvido por IFUSP