Congelamento de bolsas afeta a produção científica brasileira

Congelamento de bolsas afeta Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Em carta ao presidente da Capes, reitor e pró-reitor de Pesquisa da USP pedem “sensibilidade” à importância dos INCTs

Por  - Editorias: Ciências - URL Curta: jornal.usp.br/?p=244407

O congelamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está afetando não apenas os programas de pós-graduação nas universidades, mas também os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), projetados para ser a ponta de lança da pesquisa científica nacional.

O alerta é do reitor da USP, Vahan Agopyan, e do pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto, em carta enviada hoje ao presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia. Eles pedem “sensibilidade” à manutenção do apoio aos institutos, salientando que “a interrupção no fluxo de bolsistas pode gerar prejuízos enormes para a continuidade das pesquisas destes programas”.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/05/2019