ICB-USP participa de seminário da Scientific American

ICB-USP participa de seminário da Scientific American “Humanos, vírus e bactérias: o futuro das doenças contagiosas”

O evento, promovido pela revista Scientific American Brasil em parceria com o ICB, ocorrerá no dia 23/4 e contará com a colaboração de docentes do Instituto.

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) está organizando, em parceria com a revista Scientific American Brasil, o seminário “Humanos, vírus e bactérias: o futuro das doenças contagiosas”, que discutirá os principais desafios da atualidade nesse campo. O evento será realizado no dia 23 de abril (terça-feira), das 9h às 17h, no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo, e terá curadoria do professor Gabriel Padilla e da pesquisadora colaboradora Natália Pasternak, ambos do ICB.

Em suas quatro mesas-redondas, o evento reunirá uma dúzia de palestrantes – entre eles, o diretor do ICB-USP, Luís Carlos Ferreira, e os pesquisadores Nilton Lincopan, Luiz Gustavo Almeida, Margareth Capurro e Luciana Biagini Lopes. Também estarão presentes profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, Instituto Butantan, Eurofarma e A.C. Camargo Cancer Center.

Os principais temas abordados no seminário serão o crescimento da resistência antimicrobiana, o desafio das infecções hospitalares, a chegada das superbactérias ao Brasil, os obstáculos para a criação de novos antibióticos, o risco de pandemias de escala nacional e global, o uso da bioengenharia para combater a transmissão de doenças, entre outros.

Visando promover um caráter mais participativo e interativo, a proposta do evento é abrir o máximo de espaço para perguntas da audiência. Aqueles que não puderem comparecer, não se preocupem: o evento contará com uma transmissão por streaming na página da Scientific American no Facebook (www.facebook.com/sciambrasil), sendo possível também realizar as perguntas pela internet. Embora a participação seja gratuita, os interessados devem se inscrever previamente pelo site www.superbacteria.com.br.

Serviço:

Seminário “Humanos, vírus e bactérias: o futuro das doenças contagiosas”

Data: 23 de abril de 2019

Local: Teatro Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500)

Inscrições e programação completa no site: www.superbacteria.com.br

23/04/2019