ICTP-SAIFR Competition for Young Physicists

Por Agência FAPESP

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) oferecerá bolsas e prêmios aos melhores alunos de graduação. Os candidatos serão selecionados por meio de prova escrita ministrada pelo Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o ICTP-SAIFR.

Os candidatos deverão estar regularmente matriculados em um curso de graduação em qualquer universidade. As inscrições devem ser feitas até dia 30 de junho de 2019, no site do ICTP-SAIFR, e devem conter nome, data de nascimento, número do RG e nome da universidade.

A prova escrita será aplicada no dia 11 de julho, às 14 horas, na cidade de São Paulo, no prédio do IFT-Unesp ao lado do metrô Barra Funda.

As perguntas serão escritas em inglês, mas as respostas podem ser em inglês ou português.

Terá duração de três horas e meia e versará sobre as seguintes matérias do curso de graduação em Física: Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Mecânica Estatística/Termodinâmica, Eletromagnetismo, Relatividade Especial e Física-Matemática.

Os melhores alunos serão convidados para participar de um programa de mestrado conjunto com o Perimeter Institute (Waterloo, Canadá) ou o CUNY/Princeton Center for the Physics of Biological Function (EUA). Na semana anterior à prova, acontecerá a escola IFT-Perimeter-SAIFR Journeys into Theoretical Physics, organizada para estudantes do último ano de graduação.

Sediado no IFT-Unesp, em São Paulo, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

30/06/2019