Matéria do Jornal da USP destaca 18º Encontro USP ESCOLA

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E JORNAL DA USP

Encontro USP Escola aprimora formação pedagógica de professores

Atividade de extensão promove intercâmbio de conhecimentos entre docentes universitários e do ensino básico

A 18ª edição do Encontro USP Escola oferece 32 tipos de cursos gratuitos com foco na atualização do professor do ensino básico. O evento será sediado na Faculdade de Educação (FE) da USP, em São Paulo, entre os dias 15 e 19 de julho, abordando o uso de ferramentas digitais, ensino de ciências para estudantes surdos, experiências de óptica, questões de gênero e vários outros temas. Paralelamente ao encontro, será realizado também o Seminário de Professores da Escola Pública. O Jornal da USP no Ar conversou com o professor Yuri Tavares Rocha, do Departamento de Geografia da FFLCH e coordenador do projeto sobre o assunto.

A iniciativa começou em 2007, criada pelo Instituto de Física (IF) da USP, e até então contou com 6 mil participantes. Os encontros ocorrem sempre no período de férias escolares, em janeiro e julho, para que os professores consigam comparecer. Rocha explica que, nas últimas edições, foi adotada uma nova modalidade de cursos, por manifestação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão: “O objetivo era ganhar mais visibilidade dentro da Universidade e ampliar o projeto, trazendo resultados preferencialmente na atualização e aprimoramento pedagógico de professores do ensino básico”. Nesse sentido, a troca de conhecimentos é ainda maior, com a realização do Seminário de Professores da Escola Pública, momento no qual “eles também compartilham suas experiências e compartilham ideias, favorecendo o intercâmbio de vivências”, explica o coordenador.

A matéria completa e o áudio da entrevista estão disponíveis no link abaixo:

19/07/2019