Miniescola de Física Espacial do INPE (Inscrições até 26.05)

Miniescola de Física Espacial

São José dos Campos, 06 de Julho de 2019

Inscrições de 12 de abril de 2019 a 26 de maio de 2019

O curso aborda conceitos fundamentais de Física Espacial, além de áreas de pesquisas das Divisões de Geofísica Espacial e Aeronomia.

Este ano, o INPE realizará a primeira edição da Escola de Física Espacial com o formato introdutório, reduzido em um dia.

A Miniescola FE tem dois objetivos principais:

• Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Aeronomia e Geofísica Espacial. Durante o curso serão abordados conceitos sobre Física Solar, Física da Média e Alta Atmosfera, incluindo sua estratificação em camadas e eletrodinâmica, origem e formação do Campo Magnético da Terra e o acoplamento do sistema Sol-Terra como um todo.
  • Apresentar a atuação científica da Divisão de Aeronomia e da Divisão de Geofísica Espacial do INPE e seu Curso de Pós-graduação em Geofísica Espacial para possíveis futuros alunos.

Público Alvo

O público alvo é estudantes universitários de graduação e pós-graduação em busca de novas áreas de atuação estimulantes para realizar mestrado e doutorado, além de educadores:

• Estudantes universitários a partir do segundo ano de graduação em Ciências Exatas;
  • Estudantes de mestrado em Ciências Exatas;
  • Professores universitários;
  • Professores do ensino fundamental e médio ligados à área de ciências, como física, química e matemática, e geografia.

Motivação

• Oferecer de modo regular um curso de Física Espacial para estudantes universitários de graduação e pós graduação em Ciências Exatas, e profissionais do ensino.
  • Apresentar a importância da ciência básica como principal geradora de novas ideias e tecnologias.
  • Estimular estudantes a descobrirem a fascinante pesquisa em Física Espacial.
  • Despertar nos estudantes a possível vocação para se tornarem os cientistas espaciais do futuro.

Comissão Organizadora

Alisson Dal Lago (Coordenador da PG/GES) - Eliah F. M. T. São Sabbas - Livia R. Alves - Luis E. A. Vieira

Convite extra: na semana anterior à Miniescola FE, 1-5/07/2019 será realizado Curso de Introdução de Astronomia e Astrofísica – CIAA 2019. Venha participar também!

FONTE DA NOTÍCIA: INPE

26/05/2019