Programação de férias na Casa de Dona Yayá

Programação de férias na Casa de Dona Yayá para crianças e adultos

No mês de julho  o CPC-USP convida o público para uma série de atividades especialmente que envolvem crianças e adultos. Brinquedos e Brincadeiras, Cine Debate, Itinerário Yayá, Exposição Museus e Acervos da USP e visitação à Casa serão parte de nossa programação de férias. As atividades são parte das ações de cultura e extensão universitária da Universidade de Sâo Paulo, abertas a toda a comunidade. A participação é gratuita, sem necessidades de inscrição. Veja mais sobre a programação.

TARDE NA YAYÁ

Quinta-feira, 11 de julho, das 14h30 às 16h30

Atividade voltada para o público infantil

Os monitores do CPC receberão a garotada para uma sessão de filme de animação infantil seguidas de brincadeiras em grupo, como a caça ao tesouro com tema Dona Yayá.

OFICINA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Domingo, 14 de julho, das 10h às 13h

Atividade voltada para o público infantil  e acompanhantes

Juntamente os monitores do CPC crianças e adultos poderão confeccionar seus próprios brinquedos, como caleidoscópio, catavento, dobraduras,e participar de jogos e brincadeiras em grupo. A proposta é que, a partir da memória das brincadeiras do final do século XIX e início do século XX, todos possam vivenciar diferentes modos de brincar.

20190120_135140.jpg

Foto: Divulgação/Acervo CPC.

CINE DEBATE

Documentário: Quem mora lá? (Brasil, 2018)

26 de julho, das 19h às 21h30

Atividade voltada para o público adulto

Estabelecida sobre um túnel e ao lado de um córrego, a pequena comunidade do Pocotó resiste aos avanços dos prédios no abastado bairro de Boa Viagem, em Recife. Surpreendidas por uma ordem de despejo, as famílias - que vivem no local há mais de quinze anos - se veem na iminência de ficarem sem casa. O documentário "Quem mora lá?" (Brasil, 2018) conta a história desses moradores enquanto planejam a ocupação de um prédio abandonado, trazendo à tona a luta pelo direito à moradia nas cidades brasileiras. Após a exibição será promovido um debate com os diretores do filme,  César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo.

image.png
Foto: extraída do trailer de "Quem mora lá?"

ITINERÁRIO YAYÁ

28 de julho, das 10h30 às 13h

Atividade voltada para o público adulto

Caminhada pelo centro de São Paulo organizada pelos educadores e monitores do CPC-USP. Partindo da Casa de Dona Yayá, localizada na Rua Major Diogo, o itinerário pretende contar um pouco da história de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá, do bairro do Bixiga e da cidade de São Paulo.

EXPOSIÇÃO

Museus e Acervos da USP

Visitação: dia 14 e 28 de julho, das 10h às 13h

Até 21 de fevereiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

A exposição convida o público a conhecer, por meio de painéis fotográficos, os objetos, obras de arte, documentos de arquivo e materiais de apoio didático que formam os diversos acervos e coleções da USP. Tem por objetivo a divulgação de museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura.

abertura_corrigido.jpg
Foto: Divulgação/Acervo CPC.

VISITAÇÃO

Casa de Dona Yayá

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Situado no bairro da Bela Vista, sede do CPC-USP, o edifício conhecido como Casa de Dona Yayá constitui um documento material das transformações da cidade de São Paulo. Sendo um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002.  O CPC-USP promove a divulgação e valorização desse bem cultural através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito da arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.

image.png

Foto: Eduardo Costa/ Acervo CPC.

SOBRE O CPC-USP

Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

FONTE DA NOTÍCIA:

PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO