Rádio USP destaca a palestra de Lia Medeiros no IAG-USP

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E JORNAL DA USP

Foto de buraco negro alia duas teorias de Einstein

A cientista Lia Medeiros conta sobre sua participação no projeto que registrou a primeira imagem de um buraco negro

A fotografia de um buraco negro foi considerada uma grande vitória por parte da ciência. A imagem é tão importante porque, além ser inédita, também comprova teorias previstas por Albert Einstein há cerca de 100 anos. A realização desse feito foi resultado do esforço de diversos cientistas. Dentre eles, a única brasileira foi Lia Medeiros, pós-doutoranda pelo Instituto de Estudos Avançados em Princeton (EUA) e participante da equipe do Telescópio de Horizonte de Eventos (EHT), responsável pela foto. O Jornal da USP no Arconversou com a jovem cientista e com o professor Rodrigo Nemmenn, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, para entender melhor a importância desse trabalho.

O projeto ETH é colaborativo: mais de 200 pesquisadores de 20 países participaram da obtenção da foto. Lia explica como isso foi possível: “Nós não construímos um novo telescópio. Nós conseguimos juntar um grupo de telescópios espalhados pelo mundo todo, que já existiam antes desse projeto. Assim, eles podem funcionar como um único aparelho praticamente do tamanho da Terra. Esse conjunto consegue fazer uma imagem de resolução incrivelmente alta, a maior que a humanidade já conseguiu fazer”.

A matéria completa e o áudio da entrevista estão disponíveis no link abaixo:

17/06/2019