Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

Seminário "Olhares para o Método Científico"

Fonte da imagem: divulgação - Wikimedia Commons

 

Seminários: ciência para todos

“Olhares para o Método Científico”

Professor Ivã Gurgel, Instituto de Física da USP

Dia 28 de março, terça-feira, 18h30

Auditório Adma Jafet, Instituto de Física da USP

Entrada franca

Uma universidade é depositária e produtora de uma quantidade muito grande de conhecimento. Sua capacidade de difundir esse conhecimento também é enorme. Essas tarefas são feitas, usualmente, por meio da formação de quadros profissionais em vários níveis, produção de diferentes materiais científicos e textos didáticos, oferecimento de serviços especializados à população e tudo o mais que estamos acostumados a ver no dia-a-dia de uma universidade.

Outra forma com que aquelas tarefas são feitas é a interação entre as várias áreas de conhecimento. Essa interação ocorre de muitas formas diferentes, desde estudantes que migram, durante ou depois da graduação, de uma área para outra, até grupos de pesquisa formados por pessoas de áreas diferentes.

Entretanto, apesar desses vasos comunicantes entre as várias áreas de conhecimento, há muitas possibilidades não exploradas e que poderiam ajudar a transpor barreiras. Seminários abertos a todas as pessoas, inclusive e especialmente aquelas cujas áreas de conhecimento parecem diferentes da do tema abordado no seminário, é uma dessas formas.

Com o objetivo de explorar essa possibilidade, a atividade inaugurará uma série de seminários, voltados a um público amplo, sobre temas das várias áreas do conhecimento.

O professor Ivã Gurgel é especialista em história da física e educação científica e coordenador do grupo de história e teoria do conhecimento.  Neste seminário, a partir da definição clássica de método científico, será problematizado o quanto aquela definição reflete o processo de criação nas ciências. Para isso, será tomado como exemplo a elaboração da relatividade restrita por Albert Einstein e discutido como o próprio cientista descreveu seu processo criativo.

Organizador: Prof. Otaviano Helene, Instituto de Física da USP, março/2017

Término: 
28/03/2017

Desenvolvido por IFUSP