Próximo Colóquio

Do micro ao nano: avanços científicos e tecnológicos em sistemas de detecção para física de altas energias | Colóquio IF

Data de Início: 
quinta-feira, 18 Abril, 2024 - 16:00
Palestrante: 
Prof. Tiago Fiorini da Silva | IFUSP
Local: 
Auditório Abrahão de Moraes

Resumo: Neste ano de 2024 o CERN está completando 70 anos de existência, com diversas descobertas importantes sobre os constituintes mais fundamentais da matéria e sobre a dinâmica no universo primordial. Avanços científicos como estes são calcados em um constante esforço na direção de avançar cientifica e tecnologicamente os sistemas de detecção. Esta relação entre a física fundamental e a aplicada será bem explorada num evento no CERN (https://indico.cern.ch/event/1373623/) que precede assa apresentação. Também neste ano o Brasil se tornou o primeiro país nas Américas a integrar a lista de Estados membro do CERN. Para celebrar esse evento e o aniversário do CERN, pretendo apresentar as contribuições do grupo HEPIC do IFUSP no desenvolvimento de novas tecnologias para detecção, em especial as contribuições no experimento ALICE, e como esses desenvolvimentos têm influenciado a infraestrutura em pesquisa, ensino e extensão dentro da comunidade científica brasileira.
 
Sobre o palestrante: O professor Tiago Fiorini trabalha na interface entre a física nuclear e as ciências dos materiais. Tem desenvolvido trabalhos para melhorar a performance de detectores de radiação para experimentos em altas energias, bem como aplicações de feixes iônicos para a caracterização de materiais. Tem mestrado e doutorado pelo IFUSP e pós-doutorado pelo Instituto Max-Planck, na Alemanha. Atualmente é coordenador do Laboratório de Análise de Materiais com Feixes Iônicos (LAMFI) e vice coordenador da equipe de São Paulo dentro do projeto do CERN para desenvolvimento de detectores gasosos de radiação.

Acessos:

  • Auditório Abrahão de Moraes no IFUSP;
  • Transmissão pública: acompanhe pelo YouTube do IFUSP.

 

Desenvolvido por IFUSP