Título | Descrição |
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Restrição temporária no sistema Atena durante o período de inscrições do PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM |
Prezados(as) orientadores(as), Informo que, enquanto estiverem abertas as inscrições para os programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, não será possível cadastrar projetos de outras modalidades (com ou sem bolsa) no sistema Atena. O sistema é bloqueado para outros cadastros na IC porque os docentes se confundiam muito no momento do cadastro e muitas vezes deixavam de pedir a bolsa PIBIC. Será necessário aguardar o encerramento do prazo de inscrições do Edital PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM, previsto para o dia 16/06/2025 (segunda-feira), às 12h00. Informo ainda que o cadastramento de IC pode ser feito retroativo a três meses e em caso de dúvidas, há o link ao lado com informações sobre cadastramento de alunos de Iniciação Científica: https://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/328 Atenciosamente,
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Edital PUB |
Edital PUB 2025/2026
Informamos que foi publicado o Edital PUB 2025/2026, em ação unificada das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Inovação, Cultura e Extensão e Inclusão e Pertencimento. Como no Edital anterior, não será necessário que o(a) estudante se inscreva no PAPFE, considerando que o PUB não é mais caracterizado como política de permanência estudantil, e sim como programa que visa o aprimoramento da formação cidadã, acadêmica e profissional. Destacamos alguns pontos do Edital relacionados aos projetos na vertente Pesquisa: Indicação do Comitê Avaliador e Avaliação dos Projetos: 24/06 a 11/07/25 Conforme item III, as Comissões de Pesquisa e Inovação deverão designar um Comitê Avaliador, constituído – preferencialmente - por docentes da própria instituição, para análise, emissão de pareceres ad hoc e homologação dos projetos. Os componentes do Comitê Avaliador serão indicados pelo(a) Presidente(a) da CPqI e designados no sistema Atena. O acesso aos projetos e consequente análise avaliativa e registro de parecer será feito pelos avaliadores no sistema Juno.
Avaliação dos recursos: 21/07 a 25/07/2025 As Comissões de Pesquisa e Inovação deverão indicar avaliadores para julgar os recursos eventualmente interpostos pelos docentes proponentes Distribuição de bolsas: 28/07 a 31/07/25 Conforme solicitado à PRPI em diversas ocasiões, após determinação do número de bolsas da vertente pesquisa por Unidade, será de responsabilidade da CPqI a distribuição das bolsas entre os projetos recomendados. Ressaltamos que os projetos da vertente Pesquisa e Inovação serão cadastrados no Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP, observando o disposto na Resolução CoPq no 7.236/2016 e suas alterações. Após a homologação, seleção e aceite do aluno, os projetos serão automaticamente importados ao Atena. O docente deverá complementar os dados no Atena antes do aluno inserir o relatório semestral. Caso o projeto necessite ser submetido à apreciação do Comitê de Ética, a aprovação deverá ser apresentada junto à entrega do relatório semestral. |
Edital PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM |
O cronograma para todos os editais é o seguinte:
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Edital PRPI – Apoio à Infraestrutura de Pesquisa (USP 2025-1) |
A PRPI lançou o Edital de Apoio a Propostas Estratégicas para Infraestrutura de Pesquisa – 2025-1, com foco em:
Valor máximo por proposta: R$ 150 mil Prazo para submissão no sistema Atena: até 26/05/2025 Validação pela CpqI: até 28/05/2025 Recomenda-se que as propostas sejam elaboradas com apoio do setor financeiro/compras da Unidade. |
Chamada Interna | Edital Reitoria USP 2025 - Seleção de Propostas para o Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação |
[Informações atualizadas em 16/4]
INSTITUTO DE FÍSICA DA USP – CHAMADA INTERNA
Seleção de Propostas para o Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação – Edital Reitoria USP 2025
A Direção do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) torna pública a presente chamada interna para seleção de até 5 propostas da Unidade, que serão submetidas à Chamada da Reitoria para o Fortalecimento da Infraestrutura de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação da USP, conforme edital divulgado em março de 2025.
As propostas poderão concorrer em dois grupos:
• Grupo A: Aquisição de equipamentos de pesquisa (entre R$ 500.000,00 e R$ 5.000.000,00; mínimo de R$ 50.000,00 para áreas com menor tradição em uso de equipamentos complexos).
• Grupo B: Manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos existentes e adaptações físicas em laboratórios (até R$ 2.000.000,00).
1. Condições para submissão interna
As propostas deverão ser coordenadas por docentes com vínculo atual com a USP ou professores sêniores com anuência da Congregação, e devem apresentar:
• Justificativa da relevância científica e impacto da proposta.
• Lista de pesquisadores beneficiados, indicando parcerias interdepartamentais e interunidades.
• Detalhamento técnico e de uso multiusuário do(s) equipamento(s).
• Comprovação de capacidade técnica para operação e manutenção.
• Histórico de produção científica e formação de recursos humanos dos proponentes.
• Lista de projetos de pesquisa vigentes ou concluídos nos últimos 5 anos com respectivos financiamentos.
• No caso de reformas, declaração da viabilidade pela Direção.
• Para manutenção, laudo técnico e principais resultados obtidos com o equipamento.
• Orçamentos: ao menos três cotações ou carta de exclusividade ou proforma invoice, conforme o caso.
2. Critérios de seleção interna no IFUSP
As propostas serão avaliadas pela Comissão de Pesquisa do IFUSP, conforme os seguintes critérios, alinhados ao edital:
3. Prazos internos no IFUSP
• Prazo para submissão das propostas à Comissão de Pesquisa do IFUSP: Até 04 de maio de 2025 (domingo), às 23h59
• Envio por e-mail para: [cpqif@if.usp.br], Assunto: Chamada USP Infraestrutura 2025 – Nome do Coordenador
• Avaliação pela Comissão de Pesquisa: 5 de maio a 9 de maio de 2025
• Homologação das propostas selecionadas pela Congregação do IFUSP: Sessão extraordinária prevista para até 15 de maio de 2025
• Envio à Reitoria via sistema Atena: Até 15 de maio de 2025 (prazo final da chamada USP)
4. Informações adicionais
O edital completo pode ser consultado em: Diário Oficial do Estado de São Paulo
As dúvidas deverão ser encaminhadas à Comissão de Pesquisa pelo e-mail acima. Recomenda-se aos proponentes que iniciem o levantamento orçamentário e a articulação interdepartamental o quanto antes, dada a complexidade dos documentos exigidos.
Contamos com a participação ativa da comunidade do IFUSP nesta importante oportunidade de fortalecimento da nossa infraestrutura de pesquisa.
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FINEP – Centros Temáticos 2024 |
Instruções para Submissão de Propostas – Seleção Interna CPqIF A Comissão de Pesquisa do IFUSP (CPqIF) convida pesquisadores a submeterem propostas para a seleção interna de encaminhamento à FINEP – Centros Temáticos 2024. As propostas devem estar alinhadas às áreas temáticas definidas no edital MCTI/FINEP/FNDCT/CENTROS TEMÁTICOS 2024 e atender aos critérios estabelecidos. O IFUSP poderá encaminhar uma única proposta, de modo que faremos uma seleção interna conforme as informações abaixo: Prazo para submissão: 09/03/2025 Critérios para Avaliação
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FINEP lança chamada para infraestrutura de pesquisa no PROINFRA 2024 EXPANSÃO |
Mensagem da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - Universidade de São Paulo
Proposta centralizada da USP selecionará até cinco projetos para modernização de ambientes físicos e aquisição de equipamentos
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A FINEP anunciou a chamada pública PROINFRA 2024 – Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa, com foco na modernização de ambientes físicos e aquisição de equipamentos de pesquisa. A submissão de propostas será realizada de forma centralizada pela PRPI da USP, com a FUSP atuando como proponente.
As unidades interessadas devem encaminhar até dois projetos para a PRPI até 20 de fevereiro de 2025, informando a ordem de prioridade. Serão selecionados até cinco subprojetos que comporão a proposta final da USP, visando a excelência científica e o interesse estratégico da Universidade. Projetos que envolvam mais de uma unidade são incentivados e contarão como submissão da unidade do coordenador responsável.
O financiamento máximo de cada proposta segue as diretrizes do edital da FINEP, que pode ser acessado na íntegra aqui.
Cronograma PRPI para submissão de propostas:
20/02/2025 às 14h: Prazo final para envio dos projetos à PRPI;
07/03/2025: Divulgação dos projetos selecionados;
08/03/2025 a 29/03/2025: Preenchimento dos subprojetos pelos coordenadores selecionados;
11/04/2025: Envio da proposta final à FINEP após aprovação dos responsáveis legais.
O envio final para a FINEP ocorrerá até 25 de abril de 2025, com recomendação de evitar o período entre 19 e 21 de abril devido a feriados. Mais informações e orientações podem ser obtidas pelo e-mail prpi@usp.br com o assunto: PROINFRA 2024 EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO – [Sigla da Unidade].
As informações completas estão contidas no documento anexo.
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Dezessete estudantes do IF participarão da Etapa Internacional do 32º SIICUSP |
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Special Issue JCIM / JCTC: Researchers in Latin America |
Com indicação do Prof. Marcio Varella, Presidente da Comissão de Pós-Graduação, divulgamos o número especial dos periódicos JCIM e JCTC, que contará com a pesquisadora Thereza Soares (FFCLRP/USP) como Editora Executiva, e será dedicado a pesquisadores da América Latina. Seguem informações aos interessados em contribuir com materiais.Dear Colleagues, We will be organizing a joint special issue between the Journal of Chemical Information and Modeling (JCIM) and the Journal of Chemical Theory and Computation (JCTC), dedicated to researchers in Latin America. The first Latin American JCIM special issue in 2020 was highly successful, both in terms of both the number of contributions and increased regional visibility. Since then, our community has become more active as JCIM authors, reviewers, EAB&ECB members, which in turn has made JCIM an important venue for publications from Latin America.
For the potential second special issue, we will be collaborating with JCTC to include colleagues developing QM methodologies, and quantum computing. For more information on the scope of JCIM and JCTC, please visit their respective websites.
We hope to gather enough support from the Latin American community to make this special issue a success. The submission deadline for manuscripts is expected to be in Q4 2025. We welcome all types of manuscripts that fit within the scope of JCIM JCTC, including articles, perspectives, viewpoints, reviews, letters, and application notes. All submissions will undergo peer review to ensure they meet the high scientific standards of both Journals. Accepted papers will be published online as soon as possible and included in the next available issue. Once the Virtual Special Issue is complete, all articles will be highlighted in a virtual collection, providing additional exposure.
To move forward with planning, we need to estimate the number of potential contributions across the topical areas of both journals. We kindly ask all prospective authors to send an email to soares@jcim.acs.org with a tentative title, a potential corresponding author, and a brief description of the work at your earliest convenience, preferably before November 30th.
We would much appreciate it if you could share this email with colleagues and your network in Latin America.
We look forward to your support and participation in this effort.
With warm regards,
Thereza A. Soares, JCIM Executive Editor,
Victor Baptista, JCTC Associate Editor
Luciana Capece, Guest Editor
Sergio Pantano, Guest Editor
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Chamada ANR-FAPESP |
A FAPESP e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) da França lançaram uma nova chamada de propostas para apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores franceses e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. Este é o 18º edital lançado no âmbito do acordo de cooperação mantido entre FAPESP e ANR e os temas selecionados são: Engenharia, Química, Física; Ciências da Computação, Matemática; Ciências dos Materiais; Ciências Sociais, Humanidades; Meio Ambiente, Ecossistemas, Recursos Biológicos; e Imunologia, Infectologia, Neurociências. Para a FAPESP, serão consideradas propostas nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – Regular (até 48 meses) e de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (de 48 a 60 meses). O pré-cadastro da proposta colaborativa deve ser feito exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês junto à ANR até 15 de outubro de 2024. O pesquisador do Estado de São Paulo deve participar da elaboração do documento e incluir suas informações. Pesquisadores que tenham seus pré-cadastros aprovados por ambas as agências serão convidados pela ANR, a partir de fevereiro de 2025, a submeter a proposta completa até março de 2025. Os pesquisadores de São Paulo devem utilizar o Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). A chamada de propostas está disponível em fapesp.br/6773/agence-nationale-de-la-recherche-anr Em caso de dúvidas, entrar em contato com: chamada_anr@fapesp.br
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