Programa de Mentoria 2022

Mentoria - 2º semestre de 2022

O que é a Mentoria?

A mentoria busca incentivar alunos a ter uma relação de suporte e a cuidar de sua saúde emocional. É uma atividade em grupo que estimula a troca de experiências entre os participantes e proporciona um espaço de reflexão em um ambiente de acolhimento e desenvolvimento pessoal. O foco não é suprir lacunas de conhecimento em física.

Cada grupo de até 20 alunos será acompanhado por um par de mentores (docente + funcionário) para discutir questões diversas - como a formação de um físico, gerenciamento de tempo, relacionamentos interpessoais, inseguranças, hábitos de estudo, entre outros. A mentoria é um espaço social de troca de vivências, não se tratando de reforço acadêmico; no entanto, temas da Física podem surgir naturalmente pela presença e impacto do assunto na vida de todos os participantes. Os encontros se darão quinzenalmente no Instituto de Física (e outros espaços que podem ser combinados entre o grupo).

*Este semestre, a Mentoria oferecerá certificado de 10h de AAC (Atividade Acadêmica Complementar) para os participantes que comparecerem a 7 ou mais encontros.

Por que participar?

1. Você poderá discutir temas diversos de vida e da sua vivência universitária nos grupos;

2. Os mentores podem ajudar a refletir sobre alternativas sobre seu planejamento de carreira atual e futuro;

3. Você conversará com colegas de diversos anos e poderá ter uma rede diversificada de contatos;

4. Você terá a oportunidade de conviver de modo mais próximo com os mentores.

5. Participantes com presença em 7 encontros ou mais fazem jus a certificado de 10h de Atividade Acadêmica Complementar (ACC de Extensão).

Quem são os mentores deste semestre?

• Ivã Gurgel e Madalena Zeitum

• Marcelo Munhoz e Malu Tippi

Como participar?

Após realizar sua inscrição pelo formulário, você receberá um e-mail da coordenação do programa confirmando sua inscrição e avisando que se time de mentores entrará em contato com o local do primeiro encontro. O calendário quinzenal dos encontros dos grupos pode ser conferido abaixo.

Inscreva-se no seu grupo de interesse pelos links abaixo.

Atenção: inscreva-se em apenas UM dos grupos listados! Inscrições duplicadas serão descartadas.

► INSCRIÇÃO no grupo 1 - Ivã e Madalena | Encontros na 3ª feira, 15h
Calendário de encontros:
  • Agosto: 30
  • Setembro: 13 e 27
  • Outubro: 11 e 25
  • Novembro: 08 e 22
  • Dezembro: 06 e 20
► INSCRIÇÃO no grupo 2 - Marcelo e Malu | Encontros na 4ª feira, 16h
Calendário de encontros:
  • Agosto: 31
  • Setembro: 14 e 28
  • Outubro: 12* e 26 (*Feriado. Mentores vão sugerir uma reposição em outro dia desta semana)
  • Novembro: 9 e 23
  • Dezembro: 7 e 21

Informações ou Dúvidas? Envie um e-mail para acolhimento@if.usp.br.

Desenvolvido por IFUSP