Eventos do Acolhimento Integrado do IFUSP

Divulgaremos em breve!

Eventos anteriores

20 de outubro de 2020 - "Violência de gênero na Universidade" - Roda de conversa com USP Mulheres (evento online)

Psicóloga Prislaine Krodi (Escritório USP Mulheres) e Profa. Dra. Adriana Alves (Coordenadora do Escritório USP Mulheres)

Psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz (IFUSP)

O evento, organizado em parceria pelo IFUSP e IAGUSP, é voltado para as comunidades de ambos os institutos. No bate papo online, a equipe do Acolhimento IFUSP conversa com Prislaine Krodi e Profa. Dra. Adriana Alves, do Escritório USP-Mulheres, sobre as ações de orientação e acolhimento à violência de gênero na Universidade.

___________________

16 e 30 de abril de 2021 - Atividade de Integração entre Ingressantes (evento online)

Como parte das diversas atividades de recepção aos calouros, as psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz, do Programa de Acolhimento Integrado do IFUSP, realizaram rodas de conversa online com alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. No encontro, os alunos tiveram oportunidade de saber mais sobre o Acolhimento Integrado e de se apresentarem. Por meio de conversas e jogos (por exemplo, o jogo “Duas verdades e uma mentira sobre sua relação com a Física”), os ingressantes conheceram a história um do outro, contaram sobre suas expectativas sobre o curso e a carreira e curiosidades da sua trajetória escolar. Foi um convite para se olharem e se conhecerem, reafirmando a importância da criação de laços e trocas colaborativas entre os pares. Durante a Semana de Recepção, houve 95 ingressantes inscritos para participar no dia 16/04. No dia 30/04, houve uma segunda rodada para ingressantes que chegaram após a Semana de Recepção e tivemos 19 alunos inscritos.

___________________

14 de outubro de 2020 - Bate-papo aberto com as psicólogas: compartilhando histórias sobre a pandemia (evento online)

Psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz

14/10, quarta-feira, às 17h, via Zoom

Público-alvo: comunidade do IFUSP (alunos, docentes, funcionários e pós-docs)

Ao ouvir e contar histórias, nos identificamos, refletimos e ressignificamos nossas vivências. Nesta live, contaremos histórias que tratam de experiências diversas durante a pandemia e contamos com vocês para compartilhar as suas.

25 de setembro de 2019 - Pergunte a um(a) cientista - Saúde Mental no IFUSP

Psicólogas Marina Cruz e Ana Laura Batista
25/09, 4ª feira, 11h30 às 13h30. IFUSP, calçadão.

As psicólogas do  Instituto  de  Física  estarão  no  calçadão  da  Física,  em  frente  à  Biblioteca, tirando dúvidas sobre temas de Saúde Mental. O evento faz parte das ações do Acolhimento Integrado do IF no contexto de conscientização do Setembro Amarelo. A atividade é uma parceria do IFUSP com o grupo ViaSaber, que promove os eventos “Pergunte a um(a) Cientista”.

___________________

14 de maio de 2019 - "Mindfulness/Atenção Plena: Como lidar com o stress"

___________________

11 de abril de 2019 - "Conversando com a Vida dos estudantes a partir da experiência no Escritório de Saúde Mental"