Eventos do Acolhimento Integrado do IFUSP

Próximo evento

29 de setembro de 2022, 13 às 14h: Setembro Amarelo: Saúde Mental na Universidade

Roda de Conversa com os Estudantes do IF, IME e IAG, coordenada pelos Psicólogos do Programa de Acolhimento Integrado. 

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial anti-estigma e de prevenção ao suicídio. Falar de suicídio contribui para o entendimento de suas causas, bem como, orienta a população na busca por ajuda e na prevenção ao suicídio. Para o ano de 2022 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) em suas campanhas adotaram o lema: “A vida é a melhor escolha”.

Nesta ação desenvolvida pelo Programa de Acolhimento Integrado do IF, o objetivo é a valorização da vida no que se refere à Saúde Mental dos Estudantes Universitários. Essa atividade é destinada a todos os estudantes do IF, IME e IAG, e outros interessados que estejam no entorno do bandejão da Física no momento do encontro. A metodologia utilizada será Roda de Conversa, em que se buscará maior integração dos estudantes e a possibilidade de um espaço livre para conversar e refletir acerca da vida universitária, com o foco na valorização das potencialidades dos estudantes e na busca pela promoção de relações mais saudáveis e de confiança no espaço universitário.

 

 

 



Eventos anteriores

 

8 de junho de 2022, 16h: A Experiência Universitária: Desigualdades Educacionais e de Vivências

Conversa sobre as desigualdades educacionais e as intersecções das questões raciais, socioeconômicas e gênero. Como lidar com tais desafios?

"Sempre me foi dito, ao longo da minha trajetória, que a ciência não era o meu lugar"  - Alan Brito

Convidados: Alan Alves Brito (Pesquisador UFRGS, alumnus USP) e Graciella Watanabe (Pesquisadora UFABC, alumna USP)

Alan Brito, Doutor em Ciências pelo IAG-USP, é professor do Instituto de Física da UFGRS. Ali, atua em diversas frentes de pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física e em Ensino de Física e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígenas e Africanos) com temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Graciella Watanabe, Doutora em Ensino de Ciências pela USP, é professora na Universidade Federal do ABC e coordenadora do DECiDe (Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia), grupo que discute as relações entre ciência e desigualdade educacional em diferentes âmbitos da sociedade. 
 

 


20 de abril de 2022: Carreiras em Física: como construir meu caminho acadêmico e profissional?

Uma conversa entre 3 gerações de alumni IFUSP, com diferentes atuações em Física: Políticas em Educação, Pesquisa Aplicada e Mercado.

Convidados: Luís Carlos de Menezes (membro do Conselho CAPES para Ed. Básica, consultor UNESCO para propostas curriculares) Marcia Rizzutto (Docente e Pesquisadora do Instituto de Física USP), Caio Lima (Coordenador de riscos e capital do C6 Bank)

A proposta do evento é mostrar aos estudantes diferentes faces do "ser físico(a)", exemplificar distintas áreas de atuação e conversar sobre desafios e dificuldades comuns na formação e na vida profissional. Um dos objetivos é ampliar as perspectivas para os estudantes sobre o percurso na Física, uma vez que há uma tendência a idealizar um modo único modo de atuação na área.

 

 

 


16 de dezembro de 2021: Mulheres na Ciência | Roda de conversa com professoras do IFUSP e IAGUSP (evento online)

Psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz (IFUSP)

Profa. Dra. Suzana Vasconcelos, Profa. Bárbara Amaral e Profa. Valentina Martelli (IFUSP)

Profa. Dra. Rita Inoue (IAGUSP)

O IFUSP, em conjunto com o IAG, vem buscando promover ações e reflexões sobre desigualdade de gênero na Universidade. Compartilhar a trajetória de mulheres que alcançaram espaço na carreira científica contribuem com a visibilidade e representatividade necessárias ao fortalecimento da igualdade de gênero. Contar e ouvir as histórias das docentes produz identificações e estímulo ao avanço das mulheres na área científica.

 

 


20 de outubro de 2021: Violência de gênero na Universidade | Roda de conversa com USP Mulheres (evento online)

Psicóloga Prislaine Krodi (Escritório USP Mulheres) e Profa. Dra. Adriana Alves (Coordenadora do Escritório USP Mulheres)

Psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz (IFUSP)

O evento, organizado em parceria pelo IFUSP e IAGUSP, é voltado para as comunidades de ambos os institutos. No bate papo online, a equipe do Acolhimento IFUSP conversa com Prislaine Krodi e Profa. Dra. Adriana Alves, do Escritório USP-Mulheres, sobre as ações de orientação e acolhimento à violência de gênero na Universidade.

 

 


16 e 30 de abril de 2021: Atividade de Integração entre Ingressantes (evento online)

Como parte das diversas atividades de recepção aos calouros, as psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz, do Programa de Acolhimento Integrado do IFUSP, realizaram rodas de conversa online com alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. No encontro, os alunos tiveram oportunidade de saber mais sobre o Acolhimento Integrado e de se apresentarem. Por meio de conversas e jogos (por exemplo, o jogo “Duas verdades e uma mentira sobre sua relação com a Física”), os ingressantes conheceram a história um do outro, contaram sobre suas expectativas sobre o curso e a carreira e curiosidades da sua trajetória escolar. Foi um convite para se olharem e se conhecerem, reafirmando a importância da criação de laços e trocas colaborativas entre os pares.

Durante a Semana de Recepção, houve 95 ingressantes inscritos para participar no dia 16/04. No dia 30/04, houve uma segunda rodada para ingressantes que chegaram após a Semana de Recepção e tivemos 19 alunos inscritos.


14 de outubro de 2020: Bate-papo aberto com as psicólogas: compartilhando histórias sobre a pandemia (evento online)

Psicólogas Ana Laura Batista e Marina Cruz

Público-alvo: comunidade do IFUSP (alunos, docentes, funcionários e pós-docs)

Ao ouvir e contar histórias, nos identificamos, refletimos e ressignificamos nossas vivências. Nesta live, contaremos histórias que tratam de experiências diversas durante a pandemia e contamos com vocês para compartilhar as suas.


25 de setembro de 2019: Pergunte a um(a) cientista | Saúde Mental no IFUSP

Psicólogas Marina Cruz e Ana Laura Batista

As psicólogas do  Instituto  de  Física  estarão  no  calçadão  da  Física,  em  frente  à  Biblioteca, tirando dúvidas sobre temas de Saúde Mental. O evento faz parte das ações do Acolhimento Integrado do IF no contexto de conscientização do Setembro Amarelo. A atividade é uma parceria do IFUSP com o grupo ViaSaber, que promove os eventos “Pergunte a um(a) Cientista”.


14 de maio de 2019: Mindfulness/Atenção Plena: Como lidar com o stress


11 de abril de 2019: Conversando com a Vida dos estudantes a partir da experiência no Escritório de Saúde Mental


21 de março de 2019: Apresentando o Acolhimento Integrado à Comunidade do IFUSP

 

Desenvolvido por IFUSP