Biblioteca - Histórico

A partir da antiga biblioteca do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, origina-se a Biblioteca do Instituto de Física.
 
Auxílios financeiros concedidos a partir de 1967 pelo BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e posteriormente pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projeto, e em 1971 com a adição do acervo da Biblioteca da Cadeira de Física Geral da Escola Politécnica, formou-se o acervo que é um dos maiores e melhores do campo da Física e áreas afins no Brasil.
 
Com a abertura do acervo aos usuários em 1975, permite-se um maior contato com as obras existentes e conseqüentemente o aumento de empréstimos e consultas.
 
Em 1977 inicia-se um programa pioneiro de automação dos serviços de processamento de dados técnicos.
 
Com criação do SIBi, em 1981, inicia-se uma nova era nos serviços bibliotecários. Integração e Sistema passa a ser a nova filosofia, através do Atendimento ao Usuário, Setor de Referência, Setor de Preparo de Dados para a Automação e Setor de Apoio Administrativo.
 
Dando continuidade ao processo de automação dos serviços, implanta-se em 1992 o software CDS/ISIS (Computerized documentation System/Integrated set of Information System) distribuido pela UNESCO, adotando-se a metodologia LILACS desenvolvida pela BIREME – Biblioteca Regional de Medicina.
 
Em 1994 o SBI passa a integrar como Posto de Serviços a Rede Antares.
 
Conforme Portaria IF de 04/12/1995, com a criação da Comissão de Biblioteca do IF, o SBI passa a ter suas atividades assessoradas.
 
A integração do SBI ao convênio com a British Library Supply Center em 1996, amplia internacionalmente o Serviço de Comutação Bibliografica. No mesmo período inicia-se o projeto pioneiro de criação da Homepage do SBI e acesso aos primeiros períodicos eletrônicos.
 
Ainda em 1996 a portaria IF-52, de 21/11/1996, dispõe sobre o Regulamento do SBI/IFUSP, e firma-se um contrato cooperativo com o CIN/CNEN – Centro de Informações Nucleares e a Comissão Nacional de Energia Nuclear.
 
Por solicitação da Diretoria do IFUSP, realizou-se em 1997 a Avaliação Técnica da Biblioteca. Baseados nas recomendações e considerações apresentadas no Relatório da Avaliação, o SBI norteou suas atividades visando o aprimoramento de serviços.
 
Com a concessão de verba proveniente do Projeto de Infraestrutura da Fapesp, em 1998 o SBI realiza a reforma e ampliação de suas instalações físicas e moderniza seu mobiliário proporcinando mais conforto a sua equipe e usuários.
 
Em 1999 os serviços internacionais são expandidos com os convênios realizados com a Stanford Library, ISTEC/Prebios - Ibero American Science and Technology Education Consortium da Universidade do Novo México, USA e Bireme. E seguindo os objetivos USP de internacionalização é criado em 2008 o website no idioma inglês.
 
Desde sua criação, a biblioteca do Instituto de Física se esforça para o aprimoramento de seu acervo, serviços e capacitação profissional, sendo considerado um dos mais importantes acervos de Física no pais.
 
 
Finalidade
 
Fornecer informações e recursos bibliográficos que sirvam de apoio às atividades de ensino e à pesquisa desenvolvida por docentes e alunos do IFUSP, bem como serviços especiais de acordo com as necessidades do usuário.
 
Atende também dentro de limites, usuários externos, organizações e outros sistemas de informações.
 
Acervo
 
Nosso acervo é especializado em Física e áreas correlatas. Confira os números obtidos na última contagem.
 
Tipo de material Quantidade
Livros 48.693
Teses e Dissertações 6.879
Periódicos (Fascículos) 180.993
Multimeios 476
Outros tipos 1157
Publicações IFUSP  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Maiores informações sobre empréstimos, veja na página de Regulamento.
 
Para conhecer melhor a biblioteca, nossos números e informações mais específicas, consulte o Relatório Anual.

Desenvolvido por IFUSP