Curso 05 - ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: LIMITAÇÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Ministrante(s): 
Maurício Cândido da Silva
Fernanda Pardini Ricci
Mikiya Muramatsu
Equipe da Estação Biologia
E grande equipe
Data: 
14/01/2018 até 18/01/2018
Carga Horária: 
40 horas
Público Alvo: 
Professores da Educação Básica I (1º ao 5º ano)
Professores da Educação Básica II (6º ao 9º ano e Ensino Médio)
Professores de Ciências da Natureza
Professores de Ciências Humanas
Professores de Matemática
Professores de Linguagens
Vagas oferecidas: 
40
Conteúdo: 
O curso pretende subsidiar os professores na preparação de ações educativas em espaços de educação não-formal, considerando as especificidades desses locais. Serão apresentadas atividades desenvolvidas pelos museus e espaços educativos ligados a USP, como Arte e Ciência, Estação Biologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Arqueologia e Etnologia, assim como aquelas desenvolvidas pelo Instituto Butantan. Destacaremos temas acerca da educação não-formal, relação museu-escola, importância da preparação prévia do professor, entre outros. Além de discussões conceituais e visitas técnicas, os participantes deverão elaborar propostas práticas de roteiros de visitas que contemplem a interdisciplinaridade e que levem seus alunos a vivenciar de maneira lúdica os espaços culturais relacionados à divulgação científica.
Objetivos: 
• Fornecer subsídios aos professores para o planejamento de suas ações educativas em espaços não-formais de educação, tomando como base a compreensão das especificidades desses locais; • Apresentar aos professores as características e as atividades que podem ser desenvolvidas pelos museus e espaços educativos como Arte e Ciência, Estação Biologia, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Anatomia Veterinária e Instituto Butantan, com temas que podem ser relacionados ao currículo escolar; • Promover a aproximação e envolvimento com as atividades coordenadas entre os espaços e escolas, visando à prática da interdisciplinaridade; • Estimular ações multiplicadoras, objetivando que o aluno vislumbre o seu ingresso na Universidade pública.
Edição USP Escola: 
17ENC