V Escola de Física Jayme Tiomno

Data do Evento:
04/09/2023 - 08:00

V Escola de Física Jayme Tiomno

Coordenado por Prof. José Oscar Éboli (DFMA)
De 04 a 08/09, no IFUSP

Organização: Hugo Portelinha (MAT-IME), Patrick Andriolo (FMA-IFUSP) e Théo Meireles (FEP-IFUSP)

Inscreva-se AQUI

Objetivo: Essa Escola pretende introduzir aos inscritos assuntos pouco abordados nos cursos existentes no IFUSP. Por meio destes minicursos, espera-se que os estudantes conheçam ramos modernos da Física e que isso possa auxiliá-los a considerar áreas de pós-graduação relacionadas aos temas ministrados.

Público-alvo: A Escola terá cursos para estudantes na metade ou fim da graduação (a depender dos pré-requisitos de cada minicurso), bem como estudantes no início da pós-graduação. De maneira geral, qualquer interessado poderá se inscrever.

Formato: Presencial

Carga horária: 10h (com exceção de um dos cursos, que terá carga de 6h).

Quantidade máxima de alunos: 100 estudantes por curso

Critério de seleção dos inscritos: Ordem de inscrição.

Critério de aprovação: Presença. Serão aprovados (e receberão certificados) aqueles que frequentarem ao menos 75% das aulas de cada curso inscrito.

Divulgação: Utilizaremos as mídias sociais da Dead Physicists Society (Facebook, Instagram, Twitter e Telegram) para divulgar o evento. Também enviaremos para a divulgação no BIFUSP.

Horários e salas: Podem ser consultados na página do evento. Link: https://lambdadps.github.io/jayme/2023/

Mini cursos:

• Auto-Organização,
  • Complexidade e Emergência,
  • Fenomenologia em Física de Partículas - Ligando Teoria e Experimento,
  • Introdução à Astrofísica de Altas Energias e Radiações,
  • Introdução à Teoria de Categorias,
  • Introdução ao Emaranhamento e Tecnologias Quânticas,
  • Introdução à Teoria Quântica de Campos à Temperatura Finita,
  • Tópicos de Física Atmosférica.