Financiamento da Educação: comparações internacionais

CURSO DE DIFUSÃO GRATUITO (Carga: 10 horas)

Instituto de Física da USP / Auditório Adma Jafet

11 a 15 de fevereiro de 2019 / Horário: 14h às 16h, seguidas de debates

Ministrante: Prof. Otaviano Helene - FEP/IF

Público-alvo: Professores em geral, estudantes do ensino superior, educadores, administradores públicos, ocupantes de cargos políticos

Programa

1) Critérios usados para comparar investimentos educacionais em diferentes países: porcentagem do PIB em educação; porcentagem da renda per capita por criança ou jovem; dólar investido por aluno matriculado.
2) Investimento por nível educacional (EI, EF, EM, ES) no Brasil e em diversos países.
3) Investimentos públicos e privados em educação: comparação do Brasil com outros países.
4) Taxas de privatização da educação no Brasil e nos demais países em cada nível de ensino.
5) Como são financiadas as universidades no Brasil (instituições públicas, FIES, Prouni, mensalidades, outros) e nos demais países.
6) O que são os tais fundos patrimoniais (os também chamados de endowments). Onde eles existem, onde não existem, de onde vêm e para onde vão os recursos.
7) Como se comparam, nos vários países, o desempenho dos estudantes das escolas públicas, privadas confessionais, charters, privadas lucrativas, privadas não lucrativas.
8) Retorno econômico dos investimentos em educação e formação de profissionais em várias áreas nos diversos países; comparação com o Brasil.

INSCREVA-SE AQUI