II Escola de Inverno "Carmen Lys Ribeiro Braga" de Física

A segunda edição da "Escola de Inverno 'Carmen Lys Ribeiro Braga' de Física", que leva o nome de uma das mais notáveis docentes que tivemos aqui no Instituto de Física da USP, será realizada entre os dias 10 e 19 de julho de 2019 no Instituto de Física da USP.
 
Para quem não sabe, a Profa. Carmen Lys (1923 - 1989) era especialista em Física Matemática e nos chamados Métodos Matemáticos da Física Teórica, e aplicava todo o seu conhecimento de uma maneira ímpar, principalmente à Eletrodinâmica e à Teoria do Calor, que se deve às influências que ela recebeu do seu grande mestre e orientador, o Prof. Laurent Schwartz (1915 - 2002) ganhador da medalha Fields de 1950.
 
E, para homenageá-la, a segunda edição desta Escola que leva o seu nome oferecerá minicursos teóricos e experimentais, assim como aqueles aplicados ao ensino de Física, todos com um único objetivo: complementar a formação dos estudantes ou dos profissionais já formados apresentando tópicos que normalmente não fazem parte da grade curricular dos programas regulares de Física. Todos esses cursos terão uma carga horária total de 30 horas e serão certificados pela Comissão de Cultura e Extensão do IFUSP.
 

Cursos

Todos os cursos serão do dia 10 a 19/07, com o exceção do curso "Divulgação Científica: do texto escrito à produção audiovisual" que se iniciará na segunda, dia 15/07.
Não haverá aula no sábado e domingo.

  • Técnicas Experimentais em Física Nuclear - de 10 a 19/07
    Prof. Dr. Tiago Fiorini da Silva - IFUSP
    Dra. Cristiane Jahnke - IFUSP
    Me. Vitor Ângelo Paulino de Aguiar - IFUSP
    Resumo: Neste minicurso serão abordados temas básicos de técnicas experimentais em física nuclear. As aulas versam sobre temas fundamentais para desenvolvimentos em física nuclear básica e aplicada. Como funciona um detector? Como funciona a eletrônica de aquisição? E o processamento dos dados? Como interpretar modelos físicos com os dados obtidos? São perguntas a serem respondidas neste curso.
    Cronograma:
    10.07 Interação da radiação com a matéria; Visita ao LAMFI;
    11.07 Detectores de silício; Obtendo sinal dos detectores de silício;
    12.07 Espalhamento Rutherford; Medida de seção de choque em distribuição angular;
    15.07 Espalhamento elástico; Medida de seção de choque em função da energia;
    16.07 Modelos de perda de energia; Medida de poder de freamento;
    18.07 Reações nucleares; Medida da seção de choque de uma reação (p,a);
    19.07 Compondo modelos: alvos espessos; Medindo alvo espesso multi elementar.

 

  • Recursos quânticos e o desenvolvimento de novas tecnologias - de 10 a 19/07
    Profa. Dra. Barbara Lopes Amaral - IFUSP
    Resumo: Sistemas quânticos possuem várias características singulares. Além do papel que essas características possuem na busca por uma compreensão mais profunda da própria teoria, tecnologias que exploram tais fenômenos podem levar a uma revolução, já que implementações de vários protocolos de informação e computação baseados em sistemas quânticos prometem ser mais poderosas que implementações clássicas utilizadas até então. Pesquisas nessa direção recebem hoje muita atenção e investimentos, o que certamente trará avanços transformadores para ciência, indústria e sociedade. Por esse motivo, é fundamental entender quais são as características que fazem com que sistemas quânticos sejam mais vantajosos que seus análogos clássicos. Nesse curso veremos algumas dessas propriedades intrisecamente quânticas: emaranhamento, steering e não-localidade e contextualidade, além de resultados recentes que mostram como essas propriedades podem ser úteis em diferentes aplicações.
    Cronograma:
    • O bit quântico e criptografia;
    • Dois bits quânticos e emaranhamento;
    • Aplicações de emaranhamento;
    • Steering e aplicações;
    • Não-localidade;
    • Aplicações de não-localidade;
    • Contextualidade; e
    • Aplicações de contextualidade.

 

  • Experimentos de Física Básica com Celulares e Arduínos - de 10 a 19/07
    Prof. Dr. Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho - IFUSP
    Resumo: Neste minicurso, celulares e Arduíno serão utilizados para registro de dados de experimentos de Física básica, tendo como objetivo ilustrar os cuidados necessários durante a realização do experimento e na etapa de análise dos dados para que se possa obter resultados quantitativos confiáveis com o uso desses recursos. Essa discussão se faz necessária porque as propostas de experimentos com o uso de recursos tecnológicos frequentemente negligenciam os aspectos relacionados ao controle do experimento e à avaliação da confiabilidade dos resultados obtidos, que são aspectos  fundamentais para que os resultados numéricos obtidos possam ser utilizados de forma adequada. Os experimentos com celulares a serem feitos no minicurso incluem medições com os sensores presentes em smartphones (basicamente o acelerômetro), o registro de sinais sonoros e a filmagem de movimentos. No caso do Arduíno, além do uso das portas analógicas e digitais para coletar dados, serão feitos experimentos nos quais as portas digitais são utilizadas para controlar as condições experimentais.

 

  • Teoria da Relatividade: A propósito da sua fundamentação - de 10 a 19/07
    Dra. Maria Fernanda Araujo de Resende - IFUSP
    Resumo: A proposta deste minicurso é apresentar as razões teóricas/experimentais que levaram à construção da Teoria da Relatividade Restrita e Geral, focando no reexame da estrutura do tempo e do espaço. Pelo ponto de vista matemático, esse reexame será feito introduzindo o estudante a linguagem do cálculo tensorial que, quando combinada a uma visão geométrica, permite entender a relação entre o espaço-tempo e a gravidade.

 

  • Python para Físicos - de 10 a 19/07
    Me. Marcos Henrique Lima de Medeiros - IFUSP
    Paulo Vitor Itaboraí de Barros - IFUSP
    Resumo: Este curso tem por objetivo introduzir aos estudantes a linguagem de programação Python solucionando problemas comuns ao cotidiano da pesquisa em física. Além de apresentar o básico da linguagem e de alguns dos pacotes mais importantes para a física, pretende-se apresentar algumas das boas práticas de programação em Python e alguns dos métodos computacionais mais importantes adotados para solucionar problemas tradicionais (e não tão tradicionais) de Física. Ao final do curso espera-se que os estudantes possam resolver problemas simples de física teórica e de análise de dados usando o Python e que tenham o essencial para expandir suas habilidades por conta própria. O enfoque do curso será a resolução de problemas de Física e de Matemática usando a linguagem Python. Assim sendo, evitaremos abordar tecnicalidades da linguagem em detrimento das ideias por trás dos métodos
    Cronograma:
    ● Comandos básicos no terminal Linux;
    ● Básico da linguagem Python;
    ● Resolvendo problemas com NumPy;
    ● Visualizando resultados com Matplotlib;
    ● Mantendo-se organizado, uma introdução ao Git;
    ● Métodos Numéricos para solução de problemas em Física (linhas de delay para simulação de propagação de ondas; Mecânicas Clássica, Estatística e Quântica);
    ● Análise de Fourier de imagens e sons; e
    ● Introdução à manipulação de dados usando Pandas.

     
  • Divulgação científica: do texto escrito a produção audiovisual - de 15 a 19/07
    Dra. Graciele Almeida de Oliveira - IFUSP
    Resumo: O curso terá como tema geral a divulgação científica e algumas das formas de sua utilização, como no jornalismo científico e no audiovisual. Para isso serão realizadas aulas expositivas, oficinas e palestras voltadas para a discussão dos seguintes assuntos: (i) comunicação e linguagem e os processos de produção de conhecimento; (ii) a produção audiovisual (do roteiro as ferramentas de produção audiovisual); (iii) podcasts; e (iv) processos de divulgação científica. O curso será composto por aulas teóricas, oficinas e palestras de forma a promover a participação do estudante. As oficinas e palestras contará com a presença de convidados especialistas nos assuntos e divulgadores científicos.
    Cronograma:
    ● Comunicação e linguagem: conceitos de divulgação, difusão, disseminação científica.
    1.1 Produção do conhecimento científico.
    1.2 As formas de difusão do conhecimento pensando nas mídias e público alvo.
    1.3 A produção do texto de jornalismo científico: a linguagem científica e a linguagem jornalística.
    1.4 Direito autoral e uso de imagens.
    ● 2. Roteiro para as produções audiovisuais.
    2.1 A importância do roteiro para o audiovisual.
    2.2 Roteiro e storytelling.
    2.3 Processos de produção audiovisual: da teoria a prática - ferramentas de edição audiovisual.
    ● Processo de produção de podcast.
    ● A divulgação científica no dia-a-dia: exemplos de práticas.

     

Horários e salas

Horário A (das 8h30 às 10h30 e das 14hs às 16hs)

  • Técnicas Experimentais em Física Nuclear (de 10 a 19/07) - Sala 2015
  • Recursos quânticos e o desenvolvimento de novas tecnologias (de 10 a 19/07) - Sala 2019
  • Divulgação científica: do texto escrito a produção audiovisual (de 15 a 19/07) - Sala 2001
     

Horário B (das 10h30 às 12h30 e das 16hs às 18hs)

  • Experimentos de Física Básica com Celulares e Arduínos (de 10 a 19/07) - Sala 2001
  • Teoria da Relatividade: a propósito da sua fundamentação (de 10 a 19/07) - Sala 2019
  • Python para Físicos (de 10 a 19/07) - Sala 2026

 

Inscrições

As inscrições serão do dia 30/05 até 23/06

Você poderá se inscrever em até dois curso, sendo um do horário A e outro do horário B.

Preencha este formulário para se inscrever: https://forms.gle/1R2bYuJWEvxzkXoTA
Atenção: todos os cursos serão do dia 10 a 19/07, com o exceção do curso "Divulgação Científica: do texto escrito à produção audiovisual" que se iniciará na segunda, dia 15/07. Não haverá aula no sábado e domingo.

Em breve serão enviados os emails confirmando as inscrições.

Auxílios

Foram reservadas algumas vagas para hospedagem no CEPE (Centro de Práticas Esportivas) da USP, localizado dentro do próprio campus. As vagas serão exclusivamente para alunos de outras cidades. O valor da diária é de 40 reais.

Também serão fornecidos alguns auxílios alimentação para almoço no Restaurante Universitário.

Os interessados(as) devem enviar solicitação por email (eicarmenlys@gmail.com)

Apresentação de Trabalhos

Os alunos que desejarem poderão apresentar seus trabalhos em forma de pôsteres. Caso deseje apresentar envie um resumo por email (eicarmenlys@gmail.com).

 

Comitê organizador

  • Bruno Bueno Ipaves Nascimento
  • Dimy Nanclares Fernandes Sanches
  • Fernando de Almeida Passos
  • Franklin Luis dos Santos Rodrigues Júnior
  • Maria Fernanda Araujo de Resende
  • Marli dos Reis Cantarino
  • Nícolas Moretto Ferreira de Aguiar

    Contato: eicarmenlys@gmail.com
    Docente Responsável: Alexandre Alarcon do Passo Suaide (IFUSP)
    Apoio: CefismaCultura e Extensão - IFUSP