12o ENCONTRO USP - ESCOLA

12º ENCONTRO USP - ESCOLA: 18 a 22 de julho de 2016

 

 

CURSOS

 

12ENC 01 - MICROSCOPIA - 3a Edição

Local: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
PROFA. VANESSA MORAIS DE FREITAS / PROFA. CAROLINA BELTRAME DEL DEBBIO
 
O curso instrumental de microscopia oferece o conhecimento teórico-prático necessário para qualificar os professores do ensino público da área de Ciências no manuseio do microscópio de luz. Esse conhecimento pode ser utilizado pelos professores que tem acesso ao microscópio nas escolas mas que não o utiliza em sala de aula por falta de conhecimentos teóricos e práticos.

12ENC 02 - FÍSICA PARA TODOS (CANCELADO)


12ENC 03 - HISTÓRIA DOS SISTEMAS ENERGÉTICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROF. AMÉRICO KERR

Desde de seus primórdios, a humanidade tem desenvolvido sua capacidade de converter diferentes formas de energia, estendendo assim os limites naturais de realização de trabalho pela espécie humana. Serão discutidos diferentes conversores e sistemas energéticos empregados desde a pré-história e respectivos impactos ambientais. Estes intensificaram-se a partir da Revolução industrial e do uso intensivo de combustíveis fósseis, especialmente em máquinas térmicas e termelétricas. A partir da conceituação física de energia, sua conservação e dos limites impostos pela 2ª Lei da Termodinâmica, serão feitas diversas avaliações quantitativas do emprego pessoal e social de energia. Será possível estimar, por exemplo, como a energia solar é mais empregada do que geralmente nos damos conta e muito menos do que seriam suas possibilidades. Observaremos como a estrutura político-econômicos tem-se sobreposto à racionalidade científica e tecnológica.


12ENC 04 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM SALA DE AULA E O USO DA WEB 2.0

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROF. IVÃ GURGEL / PROFª GRACIELA WATANABE
 
Questões sóciocientíficas são temáticas que abordam situações e dúvidas acerca da ciência que são recorrentes na sociedade atual (alimentos transgênicos, poluição, aquecimento global, agrotóxicos e matriz energética). O debate desses problemas demandam conhecimentos científicos para melhor tomarmos posições diante de tais controvérsias. O que o curso pretende trazer é subsídios para professores promoverem a inserção de questões sóciocientíficas e na participação democrática dos estudantes no contexto de espaços construídos na Web 2.0. Nesse contexto, é abordado as perspectivas reflexivas de Pierre Bourdieu na tentativa de desvelamento do jogo social e na articulação do conhecimento científico e sociológico.
 

12ENC 05 - TECNOLOGIAS DIGITAIS AMPLIANDO O USO DE METODOLOGIAS METACOGNITIVA E PARTICIPATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS

Local: INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS
PROFª VERA B. HENRIQUES / PROFª KATIA REGINA VARELA ROA / PROFª MIRIAM ALVES DIAS SANTANA / PROF. CARLOS MARCELO CAMPOS DE ALMEIDA / PROF. CLAYTON FERREIRA DOS SANTOS
 
O curso aborda ferramentas digitais tais como: montagem de atividades interativas on-line, gravação e edição de vídeos, montagem de aulas com auxilio de Software de fácil aplicação em sala e divulgação de experimentos e trabalhos dos alunos. Também propõe um trabalho com experimentos de Ciências Naturais, num ensino participativo e democrático, cujo enfoque é auxiliar a introdução de uma metodologia metacognitiva que se refere a um pensamento em nível superior que envolve controle ativo sobre os processos cognitivos envolvidos no aprendizado como, por exemplo: planejamento de abordagem de uma determinada tarefa de aprendizado, monitoramento da compreensão e a avaliação do progresso na direção de completar uma tarefa.

12ENC 06 - ENSINO DE ELETROQUÍMICA: VISANDO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ORDEM MAIS ALTA

Local: INSTITUTO DE QUÍMICA
PROFª MARIA EUNICE M. MACHADO / PROFª LUCIANE AKAHOSHI
 
Ensinar Química no ensino médio de modo que os alunos aprendam significativamente os conteúdos e possam desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, além da memorização, resolução de algoritmos e assimilação de informações, tem sido nosso desafio diário na sala de aula.

Este curso tem como objetivo apresentar, discutir e propor atividades de ensino que possam promover a aprendizagem de conceitos de eletroquímica envolvendo estratégias que permitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Além disso, pretende-se dar continuidade às discussões iniciadas no 10º Encontro USP-Escola, ampliando os temas tratados e o uso de outras ferramentas e estratégia a fim de elaborar atividades que possam promover a alfabetização científica dos estudantes.


12ENC 07 - ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E ALGUNS CAMINHOS

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª CASSIA GESSIAUSKAS SOFIATO / PROF. JUCIVAGNO CAMBUHY SILVA / PROF. DANILO PRADO RAMOS
 

O curso visa aprofundar alguns aspectos da educação de surdos com relação ao ensino de conceitos científicos com e para alunos surdos, discutindo fundamentos teóricos e legislação, além de criar um ambiente de trocas de experiências entre pesquisadores, professores, surdos e intérpretes. Desejável, mas não obrigatório, conhecimento básico de Libras.


12ENC 08 - CURSO DE ÓPTICA: TEORIA E EXPERIMENTOS

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROF. MIKIYA MURAMATSU
 
A partir das necessidades básicas do professor e de seu conhecimento prévio sobre os fundamentos da óptica e das condições de ensino da escola, serão propostas algumas atividades experimentais ( oficinas ), envolvendo  os alunos em trabalho de grupo. Dentro de 10 oficinas propostas ,serão escolhidas as mais adequadas e com possibilidade de desenvolver ao longo do semestre para a montagem de uma exposição de Experimentos de Óptica e um Festival de vídeos elaborados pelos alunos.

12ENC 09 - DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS COMUNICATIVAS E CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª MARILIA MENDES FERREIRA / PROFª ANGELA CRISTINA DE OLIVEIRA / PROFªANA SILVIA CIAMPONE FERREIRA
 
O programa busca aprimorar os conhecimentos linguísticos dos professores de língua inglesa da rede pública com nível intermediário de conhecimento linguístico. Tendo em vista que, durante o semestre letivo, os docentes frequentemente ocupam-se de preparação de aulas, pesquisa e materiais didáticos e de reuniões didático-pedagógicas, esses profissionais não disponibilizam de tempo para continuamente complementar sua formação, especificamente no que tange aos conhecimentos de língua inglesa, de modo a atender às demandas de sua clientela e também de manter elevadas suas próprias motivações pessoais e profissionais. Nesse sentido, propomos, nesse curso de extensão, uma atualização dos conhecimentos linguísticos com foco nas quatro habilidades e nos demais elementos que são relevantes para sua formação e prática profissional.
 

12ENC 10 - PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS: PRÁTICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª MARIA INÊS BATISTA CAMPOS
 

Destinado a professores de Língua Portuguesa com atuação no ensino fundamental (principalmente 9º ano) e ensino médio, este curso tem três objetivos principais: a) Promover a descrição e a análise de textos argumentativos em espaços sociais diversos a fim de analisar os procedimentos da esfera de circulação e de recepção da argumentação; b) Analisar e discutir os diferentes textos argumentativos que circulam no ensino de língua portuguesa, a partir da abordagem teórico-metodológica de Bakhtin e o Círculo; c) Elaborar unidades didáticas que considerem a produção do texto argumentativo como um dos objetos de ensino central nas aulas de português.


12ENC 11 - VER, DIALOGAR, EXPERIMENTAR ARTE: IMERSÃO NO MAC USP

Local: MAC IBIRAPUERA
PROFª MARIANGELA SERRI FRANCOIO
 

O curso se dará no prédio do antigo DETRAN, no MAC Ibirapuera, e se destina a professores de artes (prioritariamente) e demais áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Médio. O curso pretende promover um espaço de discussão e reflexão sobre arte; ampliar o interesse pela arte enquanto área de conhecimento e eixo do currículo nas séries iniciais; favorecer a construção de um repertório cultural e crítico em relação à arte moderna e contemporânea. Tem como objetivo estimular os participantes a ver, dialogar e experimentar a arte moderna e contemporânea por meio das obras expostas no MAC. Serão apresentadas questões específicas das artes visuais, tais como técnicas, movimentos e vanguardas, materialidades diversas, citações, autoria, sistema político da arte, etc. além de aspectos das sociedades contemporâneas que podem ser discutidos a partir das poéticas dos artistas que estimulam um pensamento crítico, flexível e inclusivo.   Durante o curso os participantes vivenciam abordagens lúdicas em educação.  Espera-se que os professores tragam seus alunos para conhecer o MAC elaborando projetos em parceria como desdobramentos do curso.


12ENC 12 - FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: SUBSIDIOS PARA PROFESSORES

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª VALÉRIA S. DIAS / PROF. NELSON BARRELO JUNIOR / PROF. FERNANDO LUIZ DE CAMPOS CARVALHO
 

O curso tem como objetos os conceitos básicos do Modelo Padrão da Física de Partículas Elementares e algumas técnicas e ferramentas utilizadas para a análise de dados experimentais. O objetivo é propiciar melhor entendimento sobre os principais experimentos de Física de Partículas, como também dos temas contidos no Currículo do Estado de São Paulo. Também se pretende discutir estratégias e socializar materiais para atividades práticas que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Médio.


12ENC 13 - INTRODUÇÃO AO ARDUÍNO

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROF. ALEXANDRE SUAIDE
 

O Arduino é uma plataforma de eletrônica, programação e prototipagem com grande inserção em escolas e na população jovem. Por ser barata, de fácil acesso e simples de utilizar, tornou-se uma grande alternativa para criação de experimentos de física e para o ensino de eletrônica e programação.


12ENC 14 - MINERAIS E ROCHAS

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª DENISE BACCI / PROFª ELIANE APARECIDA DEL LAMA / PROFª CHRISTINE LAURE MARIE BOUROTTE / PROFª LUCELENE MARTINS
 

O curso se destina a professores de todos os níveis de ensino e tem como objetivo a aquisição de conhecimentos geocientíficos por meio de uma visão sobre o Sistema Terra e a formação dos materiais terrestres, os minerais e as rochas. Por meio de aulas interativas, manuseio de amostras e atividades no Museu de Geociências, os professores poderão conhecer mais a fundo a história, dinâmica e formação do Planeta Terra, bem como trocar experiências sobre as práticas pedagógicas e ensino das Ciências da Terra.


12ENC 15 - AS DIVERSIDADES DA BIODIVERSIDADE: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROFª ROSANA LOURO FERREIRA SILVA / CAMILA MARTINS / MARIANA TAMBELLINI FAUSTINO / ÉRICA CRISTINA DE OLIVEIRA ROBERTO / GABRIEL DE MOURA SILVA / MARCIA CRISTINA BACIC
 
Estão convidados professores de Ciências, Biologia e demais interessados para participar deste curso, que tem como objetivo aprimorar a formação e a prática docente sobre a temática da biodiversidade e educação ambiental e propiciar um espaço de diálogo entre universidade e escola, de forma a problematizar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, valores e formas de participação sobre esse tema no contexto escolar. Este curso está dividido em quatro módulos: 1. Descobrindo e redescobrindo a Educação Ambiental Crítica; 2. Biodiversidade na escola e entorno; 3. Biodiversidade no Brasil e no Mundo; 4. Biodiversidade e Cultura. Os cursistas participarão de palestras, atividades práticas em grupos, oficinas e também de uma saída de campo pelos terrenos da USP.