12º ENCONTRO USP - ESCOLA: 18 a 22 de julho de 2016
-
Estatísticas do Encontro
CURSOS
12ENC 01 - MICROSCOPIA - 3a Edição
12ENC 02 - FÍSICA PARA TODOS (CANCELADO)
12ENC 03 - HISTÓRIA DOS SISTEMAS ENERGÉTICOS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
Local: INSTITUTO DE FÍSICA
PROF. AMÉRICO KERR
Desde de seus primórdios, a humanidade tem desenvolvido sua capacidade de converter diferentes formas de energia, estendendo assim os limites naturais de realização de trabalho pela espécie humana. Serão discutidos diferentes conversores e sistemas energéticos empregados desde a pré-história e respectivos impactos ambientais. Estes intensificaram-se a partir da Revolução industrial e do uso intensivo de combustíveis fósseis, especialmente em máquinas térmicas e termelétricas. A partir da conceituação física de energia, sua conservação e dos limites impostos pela 2ª Lei da Termodinâmica, serão feitas diversas avaliações quantitativas do emprego pessoal e social de energia. Será possível estimar, por exemplo, como a energia solar é mais empregada do que geralmente nos damos conta e muito menos do que seriam suas possibilidades. Observaremos como a estrutura político-econômicos tem-se sobreposto à racionalidade científica e tecnológica.
12ENC 04 - QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM SALA DE AULA E O USO DA WEB 2.0
12ENC 05 - TECNOLOGIAS DIGITAIS AMPLIANDO O USO DE METODOLOGIAS METACOGNITIVA E PARTICIPATIVA EM CIÊNCIAS NATURAIS
12ENC 06 - ENSINO DE ELETROQUÍMICA: VISANDO À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE ORDEM MAIS ALTA
Este curso tem como objetivo apresentar, discutir e propor atividades de ensino que possam promover a aprendizagem de conceitos de eletroquímica envolvendo estratégias que permitam o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem. Além disso, pretende-se dar continuidade às discussões iniciadas no 10º Encontro USP-Escola, ampliando os temas tratados e o uso de outras ferramentas e estratégia a fim de elaborar atividades que possam promover a alfabetização científica dos estudantes.
12ENC 07 - ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E ALGUNS CAMINHOS
O curso visa aprofundar alguns aspectos da educação de surdos com relação ao ensino de conceitos científicos com e para alunos surdos, discutindo fundamentos teóricos e legislação, além de criar um ambiente de trocas de experiências entre pesquisadores, professores, surdos e intérpretes. Desejável, mas não obrigatório, conhecimento básico de Libras.
12ENC 08 - CURSO DE ÓPTICA: TEORIA E EXPERIMENTOS
12ENC 09 - DESENVOLVENDO A COMPETÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS COMUNICATIVAS E CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA
12ENC 10 - PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS: PRÁTICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Destinado a professores de Língua Portuguesa com atuação no ensino fundamental (principalmente 9º ano) e ensino médio, este curso tem três objetivos principais: a) Promover a descrição e a análise de textos argumentativos em espaços sociais diversos a fim de analisar os procedimentos da esfera de circulação e de recepção da argumentação; b) Analisar e discutir os diferentes textos argumentativos que circulam no ensino de língua portuguesa, a partir da abordagem teórico-metodológica de Bakhtin e o Círculo; c) Elaborar unidades didáticas que considerem a produção do texto argumentativo como um dos objetos de ensino central nas aulas de português.
12ENC 11 - VER, DIALOGAR, EXPERIMENTAR ARTE: IMERSÃO NO MAC USP
O curso se dará no prédio do antigo DETRAN, no MAC Ibirapuera, e se destina a professores de artes (prioritariamente) e demais áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Médio. O curso pretende promover um espaço de discussão e reflexão sobre arte; ampliar o interesse pela arte enquanto área de conhecimento e eixo do currículo nas séries iniciais; favorecer a construção de um repertório cultural e crítico em relação à arte moderna e contemporânea. Tem como objetivo estimular os participantes a ver, dialogar e experimentar a arte moderna e contemporânea por meio das obras expostas no MAC. Serão apresentadas questões específicas das artes visuais, tais como técnicas, movimentos e vanguardas, materialidades diversas, citações, autoria, sistema político da arte, etc. além de aspectos das sociedades contemporâneas que podem ser discutidos a partir das poéticas dos artistas que estimulam um pensamento crítico, flexível e inclusivo. Durante o curso os participantes vivenciam abordagens lúdicas em educação. Espera-se que os professores tragam seus alunos para conhecer o MAC elaborando projetos em parceria como desdobramentos do curso.
12ENC 12 - FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO: SUBSIDIOS PARA PROFESSORES
O curso tem como objetos os conceitos básicos do Modelo Padrão da Física de Partículas Elementares e algumas técnicas e ferramentas utilizadas para a análise de dados experimentais. O objetivo é propiciar melhor entendimento sobre os principais experimentos de Física de Partículas, como também dos temas contidos no Currículo do Estado de São Paulo. Também se pretende discutir estratégias e socializar materiais para atividades práticas que podem ser desenvolvidas com estudantes de Ensino Médio.
12ENC 13 - INTRODUÇÃO AO ARDUÍNO
O Arduino é uma plataforma de eletrônica, programação e prototipagem com grande inserção em escolas e na população jovem. Por ser barata, de fácil acesso e simples de utilizar, tornou-se uma grande alternativa para criação de experimentos de física e para o ensino de eletrônica e programação.
12ENC 14 - MINERAIS E ROCHAS
O curso se destina a professores de todos os níveis de ensino e tem como objetivo a aquisição de conhecimentos geocientíficos por meio de uma visão sobre o Sistema Terra e a formação dos materiais terrestres, os minerais e as rochas. Por meio de aulas interativas, manuseio de amostras e atividades no Museu de Geociências, os professores poderão conhecer mais a fundo a história, dinâmica e formação do Planeta Terra, bem como trocar experiências sobre as práticas pedagógicas e ensino das Ciências da Terra.
12ENC 15 - AS DIVERSIDADES DA BIODIVERSIDADE: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR