Mensagem do Chefe do Departamento

Secretaria: Rosana Batista Gimenes Biz

e-mail: rgimenes@if.usp.br          Fone: (55)(11)3091-6979

Prezado Visitante,

Bem-vindo ao Departamento de Mecânica e Física de Materiais do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

O departamento possui programas de pesquisa teórica e experimental nas áreas de novos materiais, nanociência, dispositivos quânticos, física biomolecular, semicondutores orgânicos e sistemas complexos. Nosso objetivo é investigar e compreender as propriedades fundamentais dos materiais no estado sólido em nanoestruturas, ou na forma de matéria macia, e prever suas aplicações.

A atividade de pesquisa do grupo teórico abrange tópicos como propriedades estruturais, eletrônicas, magnéticas e ópticas de diferentes materiais, de óxidos a semicondutores a biomoléculas, e inclui o desenvolvimento de novas técnicas computacionais e abordagens para investigações específicas.

A atividade de pesquisa do grupo experimental inclui a síntese de uma grande quantidade de novos materiais (semicondutores, heteroestruturas semicondutoras, supercondutores e materiais magnéticos), que são caracterizados por diversas técnicas experimentais disponíveis no departamento. A pesquisa experimental aborda os desafios técnicos que estão enfrentando o crescimento desses materiais, bem como a compreensão de seus fenômenos físicos básicos.