Todas Notícias

Professor do IFUSP/FMT publica trabalho no Phys. Rev. Lett.

O prof. Armando Paduan Filho, trabalhando em colaboração com pesquisadores de Grenoble, publicou recentemente um trabalho na revista Phys. Rev. Lett., em que descreve a existência de uma fase magnética ordenada como o resultado de uma desordem introduzida artificialmente em um material paramagnético. Medidas de magnetização foram realizadas no IFUSP. 

Ordem magnética resultante de uma desordem química

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR (ASSISTANT PROFESSOR PERMANENT POSITION)

Edital IF-13/18  (Materiais em Escala Nanométrica)

Estarão abertas, até o dia 12 de setembro de 2018, as inscrições ao Concurso de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, na Referência MS-3.1, em RDIDP, com o salário de R$ 10.670,76, no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, na área de Materiais em Escala Nanométrica.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR

Edital IF-19/16  (área experimental)

Estarão abertas, até o dia 03 de abril de 2017, as inscrições ao Concurso de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, na Referência MS-3.1, em RDIDP, com o salário de R$ 10.360,07, no Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, na área de Pesquisa Experimental de Física da Matéria Condensada.

Os formulários para as inscrições e os editais estão disponíveis no site

All-optical control of giant magnetic polarons in a magnetic semiconductor

O trabalho Light-induced polaron magnetization in EuTe at temperatures reaching 150 K, publicado no Physical Review (Rapid Communications) em 9/5/2016,relata a primeira fotoexcitação e detecção óptica de pólarons magnéticos gigantescos em um semicondutor magnético intrínseco. O pólaron magnético descoberto é uma quasi-partícula, constituída de um elétron fotoexcitado em interação com milhares de átomos spin-polarizados em seu entorno. O momento magnético desta partícula foi medido no EuTe, obtendo-se mais do que 500 magnetons de Bohr, confirmando previsões teóricas.

Páginas