Todas Notícias

PREMIAÇÃO DE ALUNO

Trabalhos de estudantes do IFUSP são premiados no INFIERI 2023

Com o tema escolhido de "Oxford 2013 - USP 2023: 10 years of fostering cross-disciplinarity", a última edição da escola internacional INtelligent signal processing for FrontIEr Research and Industry - INFIERI anuncia os trabalhos premiados nas sessões de posters. A seleção baseou-se no conteúdo do poster, em sua concepção e apresentação, na assiduidade à escola, na contribuição pessoal para o trabalho apresentado, bem como na apresentação oral e respostas às questões colocadas.

DEFESAS DE TESES

Dinâmica de fluidos em modelos de rede de poros: aplicações usando o Método de Redes de Boltzmann
Vladivostok Franz Suxo
Comissão Julgadora: Profs. Drs. Caetano Rodrigues Miranda - (Orientador) IFUSP, Adriano M. Alencar - IFUSP, Rafael S. Gioria - EPUSP, Luís Fernando M. Franco - UNICAMP e Rodrigo Surmas - CENPES (Petrobras).
Data: 28 de novembro de 2023.

Propriedades estruturais e magnéticas de nanopartículas de óxido de zinco sintetizadas por métodos químicos
Bruno de Abreu Silva

OPORTUNIDADE AOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE FÍSICA

Informamos que a disciplina Introdução à Física do Estado Sólido (4300402) será ministrada no primeiro semestre de 2024, no período noturno, pelos  Profs. Lucy Vitória Credidio Assali e Valmir Antonio Chitta.

Aproveitem que a disciplina está sendo oferecida em segunda interação!

Período de matrícula: de 08 a 15 de janeiro de 2024.

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA - IFUSP

Título: Spin-lattice and Gilbert damping calculations with ab-initio accuracy

Palestrante: Dr. Ivan de Paula Miranda, Department of Physics and Astronomy, Materials Theory, Uppsala University, Suécia.

Data: 13 de dezembro de 2023 (quarta-feira)
Horário: às 14h30min
Local: Sala de Seminários José Roberto Leite - Ed. Alessandro Volta (bloco C)

A convite da Profa. Dra. Helena Maria Petrilli.

Defesa de Dissertação do pós-graduando Vinicius Alves Bastos

Título: Estudo teórico de oligômeros de tiofeno para fotovoltaicos: tiofeno-furano para filmes e tiofeno cianoacrilado como sensitizador de ZnO.

Comissão Julgadora: Profs. Drs. Marília Junqueira Caldas - (Orientadora - IFUSP), Rodrigo Barbosa Capaz - LNNano e Ivan Helmuth Bechtold - UFSC.

Data: 20 de outubro de 2023.

Horário: às 14h.

Local: Edifício Principal, sala 2006.

Espelho de Bragg quântico: uma abordagem inovadora para dispositivos optoeletrônicos nanoestruturados

Na próxima semana, teremos em nosso departamento o seminário de apresentação do Dr. Germano Maioli Penello. O Dr. Germano mantém estreita colaboração com o grupo de pesquisa do Prof. Alain Quivy, e foi recentemente aprovado em concurso para professor no IFUSP. Em seu seminário ele pretende falar sobre os diferentes projetos nos quais participa, que envolvem pesquisa em ensino de física, extensão, e pesquisa com dispositivos nanoestruturados. Convidamos todos para participarem!

Coarse-grained modelling of fluids and other multi-scale approaches

Seminário do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica

Coarse-grained modelling of fluids and other multi-scale approaches

Prof. Dr. Erich Müller - Department of Chemical Engineering - Imperial College London