Seminário de Ensino com o Prof. Guilherme Brockington (UFABC)

Data do Evento:
07/11/2017 - 16:00 até 18:00

Seminário de Ensino

"A Física no Cérebro: Contribuições da Neurociência para a Compreensão dos Processos de Aprendizagem em Física".

Prof. Dr. Guilherme Brockington - UFABC

Terça-Feira, 07 de novembro, às 16hs - Auditório Adma Jafet, IFUSP

Resumo:

As pesquisas sobre o cérebro têm mudado o panorama do conhecimento acerca dos mais diferentes processos cognitivos. Hoje, com os mais variados arcabouços teórico e metodológico, aliado à Psicologia Cognitiva, as ciências neurais trazem luz a questões altamente pertinentes ao processo educacional, como memória, tomada de decisão ou relação entre emoção e razão. Ainda que avance anualmente, por ainda ser um campo novo de investigação, há uma busca por conexões mais concretas com a aprendizagem de conteúdos específicos, como a Física. Nessa palestra serão apresentadas pesquisas que estão sendo conduzidas nessa interface, especificamente com sincronização cerebral entre professor e aluno, análise da influência dos gestos na aprendizagem de conceitos de Física e análise semântica. O objetivo é mostrar as potencialidades dessa interface e, ao mesmo tempo, de fazer um convite aos pesquisadores do Ensino de Física para contribuírem com essa busca.
Data de Término:
07/11/2017 - 16:00