Nota do CRUESP em apoio ao INPE

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) externa a sua indignação com o ataque ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e ao seu diretor, o professor Ricardo Galvão.

A credibilidade e a respeitabilidade das instituições e dos pesquisadores são conquistadas através do tempo e devem-se à sua tradição de sempre divulgar resultados fidedignos.

Macular o renome conquistado pelo Inpe e pelo professor Galvão é desmerecer as instituições e enfraquecer a reputação da pesquisa nacional, prejudicando a imagem do País no exterior. Aliás, referente à imagem do País, fiscalizar o desmatamento trará resultados mais positivos do que contestar a sua divulgação.

O Cruesp solicita respeito e consideração às instituições científicas nacionais e aos seus pesquisadores, que, mesmo enfrentando dificuldades inerentes a um país em desenvolvimento, conseguem produzir pesquisas respeitadas internacionalmente.

São Paulo, 23 de julho de 2019.
Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas

Por Erika Yamamoto