Todas as Notícias

Seca em uma região da floresta amazônica pode impactar áreas vizinhas e comprometer os rios voadores

Mesmo que a seca atinja somente uma região da floresta, suas consequências são sentidas em outras áreas e colocam em risco os rios voadores, grande quantidade de água que circula pela floresta, suspensa no ar, vital para o equilíbrio do ecossistema
Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.
---

A seca pode atingir somente uma região da floresta amazônica, mas suas consequências se estendem para outras áreas, multiplicando os impactos, mostra estudo desenvolvido por pesquisadores internacionais, com participação da USP. De acordo com a pesquisa, para cada três árvores que morrerão devido às futuras secas na floresta, uma quarta árvore – embora não diretamente afetada – também morrerá. Segundo os cientistas, o aumento das secas atinge de formas diferentes cada trecho da floresta. Como a falta de chuva diminui fortemente o volume de reciclagem de água, também haverá menos chuvas em regiões vizinhas, colocando ainda mais partes da floresta sob estresse significativo. Saiba mais...

Editais SETEC

gov.br - Apps on Google PlayEdital nº 99/2022 - Chamamento Público para a seleção de projetos de inovação e trabalhos acadêmicos aptos a integrarem a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Por: Gov.br. Acesse aqui a matéria original.
---

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), no uso da atribuição que lhe confere o Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019, torna pública a Chamada Pública nº 99/2022, e convida os interessados a se inscreverem em conformidade com os termos deste Edital, para a seleção de projetos de inovação e de trabalhos acadêmicos aptos a integrarem a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a ser realizada no período de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília-DF, juntamente com a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologica realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Saiba mais...

Com participação de pesquisador do IFUSP, publicação da IAEA traça diretrizes para a Inteligência Artificial no campo nuclear

Pesquisador Tiago Fiorini da Silva, do IFUSP, é um dos cientistas convidados pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para pensar e orientar desafios e prioridades para futuras atividades de Inteligência Artificial no campo nuclear.
Com informações da IAEA.
---
 
Os métodos de inteligência artificial (IA) tiveram impactos significativos na ciência e tecnologia nos últimos anos. Esses métodos para gerar modelos a partir de conjuntos de dados ou algoritmos baseados em lógica que emulam aspectos do desempenho humano podem igualmente acelerar os campos de aplicações nucleares, ciência e tecnologia em direção aos objetivos da AIEA de contribuir para a paz, a saúde e a prosperidade. A recém lançada publicação Artificial Intelligence for Accelerating Nuclear Applications, Science and Technology fornece uma revisão do estado da arte atual, descreve desafios e identifica prioridades para futuras atividades de IA no campo nuclear e o papel da AIEA para apoiar sua realização. São considerados os usos da IA nas áreas de ciências e aplicações nucleares, energia nuclear, segurança nuclear e verificação de salvaguardas. Há também um capítulo dedicado à ética pertinente à IA no campo nuclear.
 
Por sua liderança internacional na área, o pesquisador do IFUSP Tiago Fiorini da Silva foi convidado a atuar nas questões relacionadas ao uso de inteligência artificial para aumentar a eficiência na análise de dados de caracterização de materiais com técnicas nucleares.
 
A respeito do trabalho, comenta o Professor Tiago: "Esse documento é resultado de uma reunião técnica coordenada pela Agência com cerca de 200 pesquisadores de áreas correlatas à física nuclear e aplicações que lideram o uso de inteligência artificial para melhorar seus resultados ou aumentar a abrangência deles. Aborda questões técnicas, de formação de recursos humanos e de ética no uso de algoritmos inteligentes de diversos níveis de pesquisa e aplicações de física nuclear. Desde controle de aceleradores de partículas e reatores, até o processamento de dados. Sua importância é que, por ter sido tão abrangente e coordenado por uma agência reconhecida internacionalmente, espera-se que seja utilizado pelas agências de fomento internacionais como guia de financiamento de pesquisas seguindo as diretrizes discutidas na reunião e reportadas no documento."
 

 

 

Eleição para a Câmara de Avaliação Institucional - Portaria GR 7796/2022

A Portaria GR N° 7796/2022 dispõe sobre a eleição para escolha de 5 (cinco) membros docentes para compor a Câmara de Avaliação Institucional (CAI).
As inscriçõespara cada área do conhecimento estarão abertas até 13 de outubro de 2022, devendo ser realizadas por meio do e-mail sgco@usp.br.
---
 
O Reitor da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais, e, considerando a vacância de alguns cargos, baixa a seguinte PORTARIA:
 
DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Artigo 1º – A escolha de 5 (cinco) membros docentes para compor a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) processar-se-á, em uma única fase, no dia 25 de outubro de 2022, das 9h às 17h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.
 
Artigo 2º – A composição da CAI assegurará a representação adequada das diferentes áreas do conhecimento, observada a seguinte distribuição:
I – 2 (dois) membros das Ciências Exatas e Tecnológicas;
II – 2 (dois) membros das Ciências Biológicas e da Saúde;
III – 1 (um) membro das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
 
Artigo 3º – Poderão votar e ser votados os docentes em exercício, de acordo com a sua respectiva área do conhecimento.
§ 1º – Os professores temporários, colaboradores e visitantes não poderão votar nem ser votados.
§ 2º – Não poderá votar e ser votado o docente que, na data da eleição, estiver suspenso em razão de infração disciplinar ou afastado de suas funções na Universidade para exercer cargo, emprego ou função em órgão externo à USP.
 
Artigo 4º – O eleitor poderá votar em até 2 (dois) candidatos à representação das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas, e das Ciências Biológicas e da Saúde; e em apenas 1 (um) candidato à representação da área das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.

►Para mais informações, acesse AQUI o texto integral do documento.

 

Anexos: 

Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFSC/UFSC)

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC, para o 2º semestre de 2022.
---

As inscrições ocorrem no período de 19 de setembro de 2022 a 07 de outubro de 2022 de 2022 até 17 horas.
O PPGFSC utiliza a nota do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física – EUF para ingresso nos cursos de mestrado de doutorado. Saiba mais...

Lentes e fenômenos ópticos, com Mikiya Muramatsu | O que não se vê - Rhizomatiks

LENTES E FENÔMENOS ÓPTICOS, COM MIKIYA MURAMATSU | O QUE NÃO SE VÊ -  RHIZOMATIKS - YouTube‘O que não se vê - Rhizomatiks’ está em cartaz no térreo da Japan House São Paulo.
Por: Japan House São Paulo | Youtube. Acesse aqui a matéria original.
---
 
Inédita e interativa, a mostra apresenta o trabalho de um dos principais grupos criativos do Japão, reconhecido mundialmente por projetos que estudam a confluência entre a tecnologia, análises de bancos de dados e a expressão humana por meio da arte.
 
A exposição reúne três instalações: Sensing Streams 2022 – invisible, inaudible (Ryuichi Sakamoto e Daito Manabe); optical walls (Youichi Sakamoto) e 'Gold Rush' – Visualization + Sonification of OpenSea activity, além da seção Rhizomatiks Archive & Behind the Scenes, que traz uma seleção de dispositivos criados pelo grupo japonês ao longo de seus 15 anos de atividade.
 
Mikiya Muramatsu é professor sênior do Instituto de Física, Área de Ótica, da Universidade de São Paulo (USP), e fala sobre fenômenos ópticos e o funcionamento de lentes, a partir da obra optical walls. Saiba mais...

 

Japan House São Paulo promove experiência olfativa e atividades literárias em Setembro

Nesta segunda quinzena de setembro, a Japan House São Paulo oferece diversas atividades gratuitas, tanto presencialmente como no ambiente online.
Por: Guia SP 24h. Acesse aqui a matéria original.
---

Para o período, estão previstas visitas mediadas às exposições em cartaz Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo e O que não se vê – Rhizomatiks, bem como uma oficina de sombras coloridas, Clube de Leitura e Ciclo de Mangá.
 
Para os amantes dos quadrinhos japoneses, a conversa desse mês do Ciclo de Mangá será sobre a relação entre o ser humano, a natureza e a tecnologia a partir da obra “EDEN: it’s an endless world”, do mangaká Hiroki Endou, lançado pela editora JBC. Saiba mais...

Dia de Portas Abertas 2022 no DWIH São Paulo

O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo realiza, no dia 18 de outubro, seu Dia de Portas Abertas 2022, no qual o público brasileiro poderá conhecer ofertas de estudo e pesquisa científica na Alemanha, bem como possibilidades de bolsa e programas de fomento de agências alemãs.
Por: DWIH São Paulo. Acesse aqui a matéria original.
---

O evento acontece das 9h30 às 12h30 na sede do DWIH São Paulo, na zona sul da capital paulista. Neste período, parte dos cooperadores do Centro fará pitches de até três minutos apresentando oportunidades de pesquisa e responderão a dúvidas do público presente. Outras instituições estarão presentes por vídeo. 
 
Esta será a primeira edição totalmente presencial desde 2020, ano em que começou a pandemia de covid-19. Saiba mais...

Semana da Física UFG

 

O Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG) promove a trigésima nona edição da Semana da Física, com dois temas centrais: “25 anos do Instituto de Física” e “2022 – Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”.
Por: Semana da Física UFG. Acesse aqui a matéria original.
---
 
O evento retorna ao seu formato presencial após dois anos ocorrendo de forma remota devido a pandemia da Covid-19.
 
A Semana da Física do IF/UFG acontece ininterruptamente desde 1984 com reconhecimento local e regional, sendo um dos mais importantes no âmbito da Região Centro-Oeste. Este evento de tradição no calendário acadêmico do IF-UFG, conta com a participação efetiva de estudantes e professores da UFG e de diversas outras instituições de ensino superior. Saiba mais...

 

 
 

USP TALKS - Saúde Mental

USP Talks - Home | FacebookA saúde mental é hoje um dos principais temas de saúde pública no mundo.
Por: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.
---


Depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos acometem quase 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo um relatório das Nações Unidas, e vários estudos indicam que a situação foi fortemente agravada nos últimos anos pela pandemia de covid-19, especialmente entre os jovens.
Esse será o tema do próximo USP Talks, dia 22 de setembro, com a participação dos professores Christian Dunker e Vanessa Favaro, da Universidade de São Paulo. O evento ocorre das 12h às 13h15 , no auditório do Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424), com entrada gratuita. Será o primeiro evento presencial do USP Talks desde 2019, em função da interrupção causada pela pandemia.
 
Sobre os nossos palestrantes:
 - Christian Dunker é psicanalista, professor titular do Instituto de Psicologia da USP e co-coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
 - Vanessa Favaro é psiquiatra, diretora dos Ambulatórios do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
 
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento (140 lugares). Não haverá transmissão ao vivo, mas a gravação será disponibilizada posteriormente no canal do USP Talks no YouTube.

Páginas

Desenvolvido por IFUSP