Todas as Notícias

As falhas metodológicas de artigo que associa gênero a impacto científico

Paulo Nussenzveig comenta as falhas metodológicas de um artigo que sugere que o impacto de mulheres cientistas poderia ser aumentado se elas recebessem orientação de homens

Por: Valéria Dias, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


Nesta semana, Paulo Nussenzveig fala de um polêmico artigo publicado na revista Nature Communications, em 17 de novembro, intitulado A associação entre supervisão informal em colaborações acadêmicas e performance de jovens pesquisadores. Os autores organizaram informações de uma base de dados com mais de 200 milhões de artigos científicos e mais de 200 milhões de pesquisadores, identificando 3 milhões de pares de co-autores experientes e jovens. Eles associam aos co-autores mais experientes o papel de mentores informais dos mais jovens, a quem se referem como “protegidos”. Afirmam que a qualidade da orientação recebida permite prever o impacto científico dos artigos de autoria dos protegidos após a colaboração com os mentores. Saiba mais...

Imagem: Divulgação

 

The Post-Pandemic World: Global Transformations and Challenges for Development

A Universidade de São Paulo (USP) promove hoje (03/12) o seminário on-line “The Post-Pandemic World: Global Transformations and Challenges for Development”

Por: Agência FAPESP. Acesse aqui mais informações sobre o evento.


As discussões do seminário serão organizadas em quatro tópicos: impactos da pandemia sobre a política comercial dos países e reconfiguração da competição internacional; perspectivas dos processos de integração regional (desafios da cooperação); novas tecnologias: desafios para a segurança global, para as estratégias de desenvolvimento e para a competição hegemônica EUA-China; e reconfiguração das redes globais de produção de conhecimento e das cadeias globais de valor em setores de alta tecnologia. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição por formulário on-line. Saiba mais...


Imagem: Divulgação/ Pixabay

 

Coevolução Terra-Vida: uma contribuição do patrimônio natural brasileiro

O Instituto de Geociências da USP promove hoje, 3, e amanhã via YouTube o ciclo de palestras "Coevolução Terra-Vida: uma contribuição do patrimônio natural brasileiro"

Por: IGc. Acesse aqui mais informações sobre o evento.


Esse evento é um esforço multidisciplinar em que os núcleos de apoio à pesquisa em geoanalítica, patrimônio geológico e astrobiologia da Universidade de São Paulo buscam reunir o conhecimento que visa melhor compreender, valorizar e conservar a diversidade natural do nosso planeta, constituída pela geodiversidade e pela biodiversidade. Entre os palestrantes, está o Doutor Douglas Galante (LNLS) que falará sobre "Estudo da vida no planeta - aplicações do Sirius, o novo acelerador síncrotron brasileiro". Saiba mais...

Imagem: Divulgação

 

Pesquisadores da USP estão entre os mais influentes da ciência mundial

Os dados são da pesquisa realizada a partir da base de dados Scopus e elaborada pela revista Plos Biology, que analisou mais de 100 mil pesquisadores de todo o mundo

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


Para tornar os resultados de citação mais equilibrados com relação a outros índices, um estudo divulgado em outubro pela Public Library of Science (PLOS),  organização sem fins lucrativos que trabalha com publicações científicas de acesso aberto, elaborou um ranking dos cientistas mais influentes do mundo a partir de indicadores de citação múltiplos.  O índice composto, que classifica os cientistas, é baseado em vários dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. Entre os nomes citados neste ano, encontra-se o professor do IFUSP Paulo Artaxo, especialista em mudanças climáticas. Saiba mais...


Imagem: Arte sobre foto 123RF

 

Webinário: Modelagem do Campo Geomagnético por Sistemas Dinâmicos de Baixa Dimensão

O Observatório Nacional promove hoje, 2, mais um seminário de geofísica sobre o tema "Modelagem do Campo Geomagnético por Sistemas Dinâmicos de Baixa Dimensão"

Por: ON. Acesse aqui mais informações sobre o evento.


Campo geomagnético é caracterizado por fenômenos em diversas escalas de espaço e tempo. Nesta palestra mostraremos como ideias da teoria qualitativa de sistemas dinâmicos de baixa ordem e teoria de bifurcações pode ajudar a responder perguntas acerca da dinâmica do campo geomagnético. Abordaremos aplicações a reversões do campo geomagnético, Superchrons geomagnéticos e lóbulos de fluxo do campo geomagnético. Saiba mais...


Imagem: Reprodução

 

Photocatalysis: from materials synthesis to environmental remediation

As universidades Federal do Maranhão (UFMA), Federal do Piauí (UFPI) e de Araraquara (Uniara), em parceria com o Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (Espanha), estão organizando o seminário on-line “Photocatalysis: from materials synthesis to environmental remediation”. O evento ocorrerá na quarta (02/12) e quinta-feira (03/12) e também no dia 10 de dezembro

Por: Agência FAPESP. Acesse aqui mais informações sobre o evento.


O webinário será composto por três palestras que apresentarão uma visão geral da importância de processos fotocatalíticos na degradação de poluentes no meio ambiente. O evento é totalmente gratuito, com inscrições por formulário on-line. O público receberá o link de transmissão após se inscrever. Todas as palestras acontecerão às 17 horas. Saiba mais...

Imagem: Divulgação

 

Professor Ewout ter Haar do IFUSP recebe homenagem da diretoria da Poli

O professor Ewout ter Haar, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP, recebeu uma homenagem da diretoria da Escola Politécnica da USP por suas contribuições para a manutenção das aulas remotas durante a pandemia de COVID-19 com o desenvolvimento da plataforma e-Disciplinas

Por: Diretoria da Escola Politécnica da USP. Confira a homenagem na íntegra abaixo.


"Prezado Reitor,
 
A situação de pandemia que vivemos trouxe diversos desafios à nossa vida. No ambiente acadêmico a solução, adotada pelas principais Universidades do mundo, foi lançar mão das tecnologias de ensino à distância (ou remoto). Essa adoção, na maior parte dos casos, foi atribulada, pois ninguém estava preparado para os índices de replicação que esse vírus tem, por mais que as notícias vindas do exterior já permitissem antever esse desenvolvimento. A alternativa seria suspender semestres ou anos didáticos inteiros para proteger a saúde de toda a comunidade. Na USP essa adoção foi consideravelmente facilitada pela existência de uma ferramenta desenvolvida localmente que deu completo suporte ao docente necessitando adentrar nesse mundo: o sistema http://edisciplinas.usp.br
 
O que não fica evidente é que a existência desse sistema é obra da dedicação de um dedicado docente, o Prof. Dr. Ewout ter Haar, do Departamento de Física Experimental do Instituto de Física da USP. O professor ter Haar, inclusão bátava nas terras tropicais, é o principal responsável pelo sucesso do sistema. Mesmo baseado em uma plataforma de acesso aberto (o sistema Moodle), ou talvez por isso mesmo, o sistema e-Disciplinas possui desempenho superior ao de muitas ferramentas comerciais que outras instituições de ensino superior (públicas ou privadas) são obrigadas a adotar. Não é de se minimizar, por exemplo, que o sistema tenha simplesmente sobrevivido ao enorme aumento de carga nesse primeiro semestre de 2020, ou que o sistema dialogue com os sistemas JupiterWeb e Janus de uma forma mais fluída que os próprios sistemas corporativos da USP.
 
O Prof. ter Haar se dedica à pesquisa experimental de tecnologias de ensino e é uma das vozes pioneiras na Universidade advogando a adoção das tecnologias de ensino à distância de forma séria e competente, mesmo sofrendo resistências das mais diferentes origens. Não é incorreto afirmar que boa parte do
sucesso do sistema e e-Disciplinas se deve ao mérito do Prof. ter Haar. Desta forma, a Congregação da Escola Politécnica lhe rende essa homenagem. A maior homenagem que a Universidade poderia prestar a esse docente, cuja dedicação beneficia tantos outros colegas, seria tornar o sistema e-Disciplinas, além de outros como o sistema http://eaulas.usp.br, a ferramenta institucional para ensino à distância (ou ensino em rede, como ele prefere), cuja governança deveria ser assumida pela área institucional de TI da USP.
 
Atenciosamente,

Profa. Dra. Liedi Légi Bariani Bernucci - Diretora da EPUSP."

 

Em resposta à homenagem, o diretor do IFUSP Manfredo Tabacniks se manifestou:

"À comunidade do IF
 
É com enorme satisfação que recebemos a notícia de moção da Escola Politécnica em apoio ao Professor Ewout ter Haar por seu dedicado trabalho promovendo e mantendo a plataforma de ensino, hoje conhecida por e‑disciplinas da USP. O Professor ter Haar implantou e vem mantendo esse serviço de forma voluntária há mais de uma década. Mas foi nesse ano de 2020 que descobrirmos sua vital necessidade, quando sem aviso prévio, a Universidade foi obrigada a converter suas aulas presenciais em virtuais, devido ao isolamento social imposto pelo combate ao COVID-19.
 
Assim como o Prof. ter Haar, a USP conta com muitos outros professores que de forma voluntária se dedicam a implantar e/ou manter algum serviço da Universidade. Esse competente quadro de professores engrandece a Universidade e zela pela qualidade de seus serviços. Unimo-nos em regozijo às justas homenagens ao Prof. Ewout ter Haar e agradecemos seu empenho e dedicação fazendo a USP cada vez melhor.
 
A diretoria."

Imagem: Reprodução/ Revista Espaço Aberto/ USP

 

Uma ciência que se afasta dos vieses e incertezas - sem nunca ficar livre deles

Livro discute métodos que a ciência aprimorou para conhecer a realidade e propõe abordagem probabilística do conhecimento que permite reduzir as incertezas, sem deixar de reconhecer limitações

Por: Luiza Caires, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


O livro Argumentos, cognição e ciência – no título original, Arguments, cognition and science – need and consequences of probabilistic induction in science – é o novo trabalho do físico André Cavalcanti Rocha Martins, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Pesquisador em áreas que vão da física estatística à sociofísica, com a simulação de sistemas sociais e biológicos, o autor reúne informações sobre nossa maneira de pensar, tirar conclusões e construir o conhecimento que conseguem ser interessantes a qualquer público curioso. Mas o alvo visado por Martins é bem delimitado: a ciência e os cientistas que não só a praticam, como a pensam e aprimoram diariamente. Saiba mais...


Imagem: Reprodução/ Discovery Channel

 

Virtual Education and Research roundtable Brazil and the Netherlands

A Organização Neerlandesa para a Pesquisa Científica (NWO), a Nuffic e a Netherlands Innovation Attache Network Brazil – todas dos Países Baixos – estão organizando o evento on-line “Virtual Education and Research roundtable Brazil and the Netherlands”. A transmissão ocorrerá na quinta-feira (03/12) e as inscrições terminam hoje (01/12)

Por: Agência FAPESP. Acesse aqui mais informações sobre o evento.


O encontro reunirá pesquisadores, estudantes, formuladores de políticas, parceiros da indústria e financiadores para apresentar um olhar para o futuro do conhecimento e da cooperação em pesquisa entre Brasil e os Países Baixos. Entre os palestrantes estará o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello. Saiba mais...

Imagem: Divulgação

 

8 projetos da USP para ensinar e aprender ciências pela internet

Para levar o conhecimento científico gerado na Universidade até a sociedade, projetos de extensão da USP oferecem recursos e conteúdos educativos de qualidade que podem ser utilizados por professores, estudantes e qualquer pessoa que tenha acesso à internet 

Por: Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.


Um dos pilares da universidade pública, a extensão é a ação que busca trocar saberes com a sociedade e gerar benefícios a todos os envolvidos. Ela inclui diversas atividades como cursos, eventos, ações culturais e científicas, além de programas de integração. Nessa missão, várias unidades da USP oferecem projetos que auxiliam o ensino e o aprendizado de disciplinas escolares como Química, Física, Genética, Astronomia, além de conhecimentos sobre geopolítica, biodiversidade e outras questões da atualidade. Saiba mais...

Imagem: Reprodução

 

Páginas