--
Milhares de jovens tiveram seus primeiros contatos com as ideias científicas no Show da Física, e tantos outros estudantes contaram com seu apoio em sua iniciação no Laboratório de Demonstrações de nosso Instituto, todos com o entusiasmado acolhimento do Professor Fuad. Também boa parte dos pós-graduandos e dos professores do Instituto de Física que estudaram aqui foram seus alunos no início da graduação, e posso atestar sua permanente simpatia e boa vontade, pois convivi com ele por décadas e não me recordo, em qualquer oportunidade, de o haver encontrado pouco receptivo.
A carreira de Fuad Daher Saad foi consistentemente voltada ao ensino da Física, desde sua função como professor em várias escolas públicas, em seu mestrado, doutorado e livre-docência em nosso Instituto, ou nos mestrados que orientou e bancas de que participou. Parte das atividades que exerceu contou com sua colaboração desde a concepção, como foi o caso do Show da Física ou do projeto FAI, Física Auto-Instrutiva. Trabalhou também em outras instituições, frequentemente em funções de coordenação, como no IBECC, Instituto Brasileiro de Educação Científica, ou no Museu Catavento de Cultura e Educação.
Há cerca de meio século, nosso Instituto passou a dedicar especial atenção à formação de professores, o que levou alguns cientistas, como Ernst Hamburger ou eu mesmo, a redirecionarem para isso suas carreiras acadêmicas. Mas o Professor Fuad e vários outros já chegaram e prosseguiram seu trabalho em função desse propósito, o que tem permitido maior consistência à nossa licenciatura.
As modificações pelas quais recentemente tem passado a educação básica em nosso país estão demandando também das universidades reformulação correspondente, o que não está sendo fácil de implementar, e, para tanto, seria essencial contar com a vasta experiência de professores como ele, que nos deixou no dia 4 deste mês. Também por isso, e sobretudo pelos vínculos de companheirismo e amizade, nosso Departamento e todo o nosso Instituto estamos e estaremos lamentando sua falta.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Fuad Daher Saad, ocorrido em 4 de julho de 2025.
Graduado, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), o Professor Fuad teve uma trajetória marcante na pesquisa em ensino de Física, com destaque para suas contribuições à educação científica não-formal e à formação de professores. Obteve o título de doutor em 1983 e a livre-docência em 1990, com o trabalho "Repensando o Ensino de Física e seus Problemas: Sua Instrumentação e sua Tecnologia da Educação".
Com atuação destacada na interface entre ciência e educação, foi bolsista de doutorado do CNPq, assessor científico da instituição entre 1987 e 1990 e participou de diversos conselhos científicos, como os da FAPESP, do Instituto Catavento e do Centro Paula Souza. Como grande legado, foi idealizador e coordenador do Show de Física, uma das mais importantes iniciativas de extensão da USP, que impactou mais de 900 mil estudantes e se tornou referência nacional pela abordagem lúdica e acessível do ensino de ciências.
O professor Fuad deixa um legado inestimável de compromisso com a ciência, a formação docente e a educação pública de qualidade. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, colegas, amigos e ex-alunos, certos de que sua contribuição permanecerá viva na memória e nas práticas educacionais de muitas gerações.
--
Que significado tem pesquisar o Ensino de Ciências hoje? Poderíamos dizer que estamos ainda em uma área de disputa por reconhecimento e relevância ou há, de fato, produções consolidadas nesta área?
Em virtude de um cenário imerso em transformações de ordem social, cultural, tecnológica, política e educacional, admite-se que o Ensino de Ciências se encontra em um ponto de inflexão. Estaria a pesquisa ancorada ainda em reflexões tradicionais ou se encaminha rumo à incorporação das demandas atuais da sociedade?
Congressos como Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) têm promovido reflexões acerca de diferentes aspectos que englobam esta área de pesquisa.
Por outro lado, diante de diferentes temas, linhas de pesquisa e mudanças constantes, o conhecimento sobre como ensinar conceitos científicos segue sendo produzido ou esse aspecto foi deslocado por outras abordagens que exploram apenas a relação entre ciência e sociedade?
Desse modo, a edição 9 da Revista Balbúrdia, tem como tema Ensino de Ciências, Sociedade e Diversidade: Novos Caminhos para a Educação Científica, propõe um olhar multifacetado.
Esta edição busca reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades contemporâneas no campo do Ensino de Ciências, como por exemplo: a relação entre conteúdo técnico e contextos sociais nas pesquisas; o impacto das políticas educacionais na prática docente e a diversidade como base para metodologias inovadoras.
Seja você pesquisador(a) acadêmico(a), pós-graduando(a) ou professor(a) da educação básica, sua voz é essencial. Convidamos você a submeter seu Texto de Divulgação Científica, Resenha e/ou Espaço Aberto sobre essas questões. Sua reflexão têm lugar garantido para balburdiar conosco nesta edição.
Submeta seu trabalho e ajude a construir uma Educação Científica mais plural e relevante. Seu artigo pode iluminar novos caminhos!
-> Acesse AQUI a página com instruções de como contribuir.
--
É com satisfação que informamos o início das obras de reforma em dois espaços cruciais do Edifício Principal (EP): os Anexos 1 e 2, que abrigam quatro auditórios. A empresa Kenoo Engenharia e Arquitetura Ltda. EPP. foi contratada para realizar estas melhorias, com início previsto para 30 de junho de 2025. A duração estimada da reforma é de 180 dias corridos.
Detalhes da Reforma: A reforma abrangerá a substituição completa das coberturas de ambos os Anexos, além da reforma interna dos quatro auditórios.
Para minimizar o impacto em nossas atividades diárias, a reforma interna será dividida em fases:
Fase 1: Iniciaremos pelos auditórios do Anexo 2, que já se encontram interditados.
Fase 2: A reforma dos auditórios do Anexo 1 terá início somente após a conclusão dos trabalhos no Anexo 2.
Minimizando o Impacto no IF
Sabemos da importância do EP para a realização de aulas, provas, seminários, defesas e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão, e da sensibilidade a ruídos durante essas atividades. Por isso, a empresa contratada realizará os serviços mais ruidosos em horários alternados, preferencialmente no período noturno ou nos finais de semana. Durante o horário comercial, serão executadas apenas tarefas que não interfiram no andamento das atividades regulares do Edifício.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos para que esta importante melhoria ocorra da forma mais tranquila possível. Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, por favor, entre em contato através do e-mail: ato.if@usp.br.
--
--
Gabriel Teobaldo em sua estadia na Austrália. Acervo pessoal.
Recebam as boas-vindas os novos membros (e membros estimados que retornam):
• Élcio de Souza Lopes - Educador, atuando na Comissão de Graduação / COC-Licenciatura.
Iniciou o trabalho em 17/06/2025.
• Vilma Del Grossi Coutinho - Técnica para Assuntos Administrativos, atuando na Biblioteca.
Iniciou o trabalho no IFUSP em 23/06/2025, transferida do campus de São Carlos, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU).
Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Biblioteca do Instituto de Física apresenta a exposição “Cientistas LGBTQIA+ em destaque”, que valoriza pesquisadoras(es) e seus projetos, especialmente nas áreas de Física e Astronomia.
A mostra está disponível no espaço da biblioteca, atualmente no Laboratório de Ressonância Magnética, e também em versão virtual: https://prezi.com/view/3ncUx6dX6PddVYERZjg7/.
Convidamos toda a comunidade do IFUSP para participar do evento de encerramento das atividades do semestre.
Agradecemos desde já quem puder levar uma iguaria para ajudar no nosso comes e bebes coletivo.
Teremos ginástica, karaokê, protestos, poesias, piadas, nesse momento de descontração e integração entre professores, alunos, e funcionários.
Dia 17/06, a partir das 15h no Auditório Abrahão de Moraes.