Ferramenta monitora ao vivo o avanço da Covid-19 na cidade de São Paulo

Iniciativa do Observatório Covid-19 BR e da Secretaria de Saúde do município atualiza números em tempo real, corrigindo o atraso no sistema de notificação da doença

Por: Karina Toledo, Agência FAPESP, Revista Galileu. Acesse aqui a matéria original.

Com uso de uma ferramenta estatística conhecida como nowcasting, a equipe consegue corrigir o atraso no sistema de notificação da doença, que é decorrente da demora – de aproximadamente 10 dias – no processamento dos exames diagnósticos. (...) “A principal vantagem é possibilitar ao gestor público a tomada de decisão com base em dados do presente e não de duas semanas atrás”, afirma o físico Vítor Sudbrack, mestrando no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) sob a orientação do professor Roberto Kraenkel. A iniciativa é fruto da colaboração entre cientistas da Unesp, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Saiba mais...

Imagem: Kaique Rocha/ Rexels