Biossensores que detectam câncer também poderão diagnosticar coronavírus

Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos vão adaptar biossensor de material genético para diagnóstico da covid-19

Por: Júlio Bernardes, Jornal da USP. Acesse aqui a matéria original.

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, pesquisadores desenvolveram método de diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço mais simples e barato que o empregado atualmente. O estudo, realizado em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (interior de São Paulo), utiliza genossensores, um tipo de biossensor que detecta o material genético dos tumores cancerígenos em poucos minutos, com dispositivos portáteis. Os cientistas também desenvolveram sensores para câncer de pâncreas e de próstata e vão iniciar estudos com o objetivo de adaptar a técnica para diagnosticar a covid-19. Saiba mais...

Imagem: Reprodução/ North East