Pesquisador Marco Leite do IFUSP indicado para importante posição no experimento ATLAS do LHC-CERN

O pesquisador Marco Aurelio Lisboa Leite do Instituto de Física da USP acaba de ser indicado para compor o Conselho Executivo ("Executive Board" - EB) do Experimento ATLAS do Large Hadron Collider (LHC), no CERN, durante o biênio 2021-2022

Por: HEPIC@IFUSP

O Experimento ATLAS é o maior dos quatro grandes experimentos de física de partículas do Large Hadron Collider (LHC) do CERN, mantido por uma colaboração internacional envolvendo mais de 3 mil cientistas de 38 países e mais de 1200 estudantes de doutorado. O EB é a instância de governança do ATLAS responsável pela direção e coordenação do experimento, sendo composto por coordenadores de área, líderes de subsistemas e por apenas três membros da colaboração, escolhidos de forma a ampliar as competências no EB. Portanto, é uma grande honra para a Universidade de São Paulo ter um pesquisador escolhido para essa importante posição em um dos grandes experimentos do LHC. Essa indicação é o reconhecimento da sua significativa contribuição para o experimento, uma vez que o Dr. Marco Leite é também membro do "Upgrade Speakers Committee" e do "Upgrade Steering Committee" do ATLAS, tendo ainda servido entre 2018-2019 como membro do "Collaboration Board Chair Advisory Committee”.

Imagem: ATLAS/ CERN