Nenhuma Terra plana em todo Universo: por que os planetas são redondos?

Quem vai ajudar a responder sua questão, cara unionense, é um querido frequentador desta coluna, o Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo). Basicamente, ele explica que os planetas, assim como boa parte dos corpos celestes, são redondos por causa da ação da gravidade, que une grandes quantidades de matéria

Por: Tiago Jokura, UOL Tilt. Acesse aqui a matéria original.

Como a força gravitacional de um planeta sempre atua na direção do centro, todos os corpos são atraídos nesta direção. Essa força tem a mesma intensidade em pontos da superfície que estão à mesma distância do centro, então a tendência é que os corpos atraídos pelo planeta se acomodem à mesma distância do centro dele. E o formato geométrico que cumpre este requisito é o esférico. Saiba mais...

Imagem: Tiago Campante/ Peter Devine