Dos autores Valeria Arruda Machado, Angela Rocio Niño Santisteban, Celma Muniz Martins, Nagila Raquel Teixeira Damasceno, Francisco A. Fonseca, Antonio M. Figueiredo Neto & Maria Cristina Izar.
Em Scientific Reports vol. 14, art. 11108 (2024).
Texto do pesquisador Antonio Martins Figueiredo Neto.
__
Os fitoesteróis são componentes naturais de alimentos vegetais usados como suplementos devido ao seu conhecido efeito redutor do colesterol. No entanto, os seus efeitos nas subfrações das lipoproteínas e na qualidade da partícula LDL não haviam sido estudados em maior detalhe. Nosso objetivo foi avaliar os efeitos da suplementação de fitoesteróis sobre os lipídios, subfrações de lipoproteínas e sobre a qualidade da Low-Density Lipoprotein (LDL) humana.
Um estudo prospectivo, tipo piloto, aberto e cruzado, randomizou 23 homens em prevenção primária de hipercolesterolemia para receber dieta ou dieta mais fitoesterol (2,6 g em 2 doses, com refeições) por 12 semanas, quando os tratamentos foram trocados por outro 12 semanas. As subfrações de lipoproteínas foram analisadas por eletroforese em gel de poliacrilamida (Lipoprint System®). A qualidade da partícula LDL foi analisada por varredura Z e espectroscopia UV-vis.
O desfecho primário foi a comparação entre dieta versus dieta mais fitoesteróis. Os desfechos secundários avaliaram as diferenças entre a linha de base, dieta e dieta mais fitoesterol. Estatísticas não paramétricas foram realizadas com p < 0,05. Houve tendência de redução da High-Density Lipoprotein HDL-7 (p = 0,05) no braço dieta mais fitoesterol, sem efeitos na qualidade das partículas de LDL. O Heatmap mostrou fortes correlações (ρ > 0,7) entre o tamanho das partículas pelos diferentes métodos com ambas as intervenções. A dieta mais fitoesterol reduziu o cholesterol total, aumentou a HDL-colesterol e reduziu a Intermediary-Density Lipoprotein IDL-B, enquanto a dieta aumentou a HDL7 e reduziu o IDL-B em relação ao valor basal (p < 0,05, para todos). A suplementação de fitosterol demonstrou pequenos efeitos benéficos na subfração HDL-7, em comparação com a dieta isolada, sem efeitos na qualidade das partículas de LDL. Os experimentos de varredura Z realizados no IFUSP demonstraram que a dieta com fitosteróis não melhorou a qualidade (aterogenicidade) da LDL.