Artigo | Combined TL and EPR study to elucidate the origin of luminescent emission from La-doped CaF2 phosphor

Dos autores Jessica Mosqueira-Yauri, T.K. Gundu Rao, Joel A. Rivera-García, Klinton V.T. Huahuasoncco, Jorge S. Ayala-Arenas, J.F. Benavente, L.M. Rondán-Flores, José F.D. Chubaci e Nilo F. Cano.
Publicado em Ceramics International
--

O artigo apresenta os resultados do estudo combinado das propriedades de termoluminescência (TL) e ressonância paramagnética eletrônica (EPR) do fósforo CaF2 dopado com La (CaF2: La). Os resultados da difração de raios X (XRD) confirmaram que o CaF2 foi sintetizado com sucesso. Os resultados da microscopia eletrônica de varredura (SEM) e os espectros do espectrômetro de energia dispersiva (EDS) mostram que o fósforo sintetizado é puro e tem uma boa morfologia geral. A curva de brilho do fósforo CaF2: La mostra uma banda de emissão entre 230 e 500 nm centrada em 340 nm. O método Tm-Tstop e a técnica de desconvolução foram usados ​​para encontrar o número de picos TL sobrepostos na região de 50–300 °C e seus parâmetros cinéticos. Uma curva dose-resposta linear foi obtida para o intervalo de 1–9 Gy, com o início de um leve comportamento supralinear para doses maiores que 9 Gy. O fósforo CaF2: La irradiado por gama foi estudado usando a técnica de EPR para identificar os centros de defeitos e também para inferir os centros envolvidos no processo TL. Estudos de recozimento térmico indicam a presença de três centros de defeitos. Um dos centros (centro I) é identificado como o íon O2− e é caracterizado por um tensor g axial com valores principais g∥ = 2,013 e g⊥ = 2,0053. Este centro se correlaciona com o pico TL a 200 °C. O centro II com um valor g isotrópico de 2,0005 é atribuído a um centro F e também se relaciona ao pico TL de 200 °C. O terceiro centro (centro III) é atribuído a um centro F.

-> Acesse o artigo “High-performance infrared photodetector based on InAs/GaAs submonolayer quantum dots grown at high temperature with a (2×4) surface reconstruction"

 

Desenvolvido por IFUSP