Artigo | Clastic sedimentary record impacted by carbonate bioclasts in the Late Ediacaran

Dos autores Gabriel Osés, Jhon WL Afonso, Rachel Wood, Bernardo Freitas, Guilherme Romero, Gustavo Paula-Santos, Sergio Caetano-Filho, Mírian Pacheco, Cleber Rodrigues, Tiago F Silva e Kamilla B Amorim.
Publicado em Geological Magazine.
Com informações do pesquisador Gabriel Osés.
--

A Paleometria é uma área de estudo que aplica técnicas de física e química para desvendar informações a partir do estudo de fósseis, e é uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no IFUSP pelo Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural (LACAPC). Um artigo recém-publicado na Geological Magazine, desenvolvido com participação dos laboratórios LACAPC e LAMFI, revelou importantes resultados sobre o final do período Ediacarano (aproximadamente 542 milhões de anos atrás). Por meio de técnicas avançadas de imageamento e análise composicional, foram identificados grossos fragmentos dos primeiros animais com esqueletos em uma matriz de rocha mais fina. Esses fragmentos formam estruturas sedimentares que ajudam a interpretar as condições ambientais da época. O estudo representa uma das primeiras evidências de como os esqueletos reestruturaram o registro sedimentar. 

O trabalho contou com importantes colaborações, incluindo uma pesquisadora da Universidade de Edimburgo, além de uma equipe multidisciplinar composta por geólogos, biólogos e físicos. Durante o desenvolvimento da pesquisa, as técnicas analíticas destacaram evidências pouco perceptíveis por métodos convencionais de microscopia óptica, demonstrando a eficácia de abordagens mais sofisticadas para a análise de fósseis e sedimentos.  
 
Com base nas descobertas, a próxima etapa da pesquisa buscará uma reconstrução mais ampla do paleoambiente do final do Ediacarano, ampliando o conhecimento sobre as condições da Terra nesse período crucial para a evolução da vida.  
 
O estudo foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sob os processos nº 2017/21584-1, 2021/07007-7, 2016/06114-6, 2022/11586-5, 2023/04501-6, 2022/06485-5 e 2023/14250-0, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsa nº 141115/2017-3.
 
 


Ilustração: Eduardo Lira.

 

Desenvolvido por IFUSP