--
Gabriel Xavier Pereira, doutorando orientado por Gustavo Dalpian, teve seu trabalho reconhecido no último Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS Meeting - SBPMat), realizado entre 28 de setembro e 02 de outubro, em Salvador. O tradicional evento é considerado o maior congresso de pesquisa em Ciência dos Materiais no Brasil. Nesta vigésima terceira edição do encontro, Gabriel conquistou o prêmio de melhor pôster da categoria de Materiais Computacionais (Atomistic Computational Approaches to Surface Properties and Reactivity in Materials Science) com o estudo sobre a estabilidade de perovskitas de haleto bidimensionais. O trabalho, intitulado "Halide perovskenes: a study on the mechanical and thermodynamic stability of these emergent materials", representa um importante avanço já no primeiro ano de seu projeto.
Sobre o trabalho e o reconhecimento recebido no evento, relata o doutorando: "Nesse trabalho, a partir da Teoria do Funcional da Densidade (DFT), nós obtivemos resultados que exploram a estabilidade e o comportamento mecânico e eletrônico de monocamadas de perovskitas de haleto. Nesse sentido, os nossos avanços sobre a compreensão desses materiais podem servir como base para aplicações em dispositivos optoeletrônicos, como fotodetectores ou LEDs, em escala nanométrica. O próximo passo se dará pela escrita de um artigo de pesquisa, já em desenvolvimento, reportando os avanços teóricos e computacionais. Após essa etapa, nós também gostaríamos de avançar na compreensão de resultados experimentais recentes envolvendo sistemas similares, mas de maior complexidade, como as bicamadas torcidas de perovskitas de haleto."
Além do aceno à FAPESP, que financia o projeto (temático e sua bolsa), o doutorando estende os agradecimentos ao orientador Gustavo M. Dalpian e aos pesquisadores Lucas M. Farigliano e Roberto H. Miwa, que considera fundamentais para os resultados e discussões que embasam o trabalho.
Parabéns ao estudante pela distinção recebida!