Estudante do IFUSP tem pôster premiado por trabalho de divulgação científica | Projeto CELESTE

A estudante Maria Júlia das Neves Rodrigues Barreto foi reconhecida com o prêmio de melhor pôster na área de Divulgação e Ensino da Física Nuclear e de Partículas durante o V Encontro de Primavera da Sociedade Brasileira de Física (SBF), realizado entre 30 de setembro e 3 de outubro de 2025, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
O pôster premiado, intitulado “CELESTE: Cosmic Ray Detector Network and Atmospheric Shower Simulations in High Schools”, apresenta o projeto CELESTE, iniciativa de divulgação científica desenvolvida no HEPIC/DFN, voltada à popularização da física de partículas e de altas energias por meio da colaboração entre escolas e universidades.
 
O CELESTE propõe a criação de uma rede de detectores de raios cósmicos de baixo custo, capazes de registrar partículas chamadas múons, produzidas quando raios cósmicos interagem com a atmosfera terrestre. Os sinais captados pelos detectores são processados e armazenados em sistemas em nuvem e analisados em um ambiente de programação que permite o acesso remoto aos dados coletados pelas escolas participantes. A iniciativa alia instrumentação científica, análise de dados e simulações computacionais, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
 
Maria Júlia participa do projeto desde 2021 como bolsista de iniciação científica, sob orientação dos pesquisadores Marco Aurélio Lisboa Leite, Suzana Salem Vasconcelos (IFUSP) e Marisilvia Donadelli (UERJ). Atualmente, o CELESTE envolve estudantes e escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, e mantém parcerias abertas a novas instituições interessadas em atividades de ensino e divulgação científica.
 
Mais informações e dados em tempo real estão disponíveis em celeste.if.usp.br.
 
A estudante Maria Júlia N.R. Barreto apresenta seu poster no V Encontro de Primavera da Sociedade Brasileira de Física.

Desenvolvido por IFUSP